Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Indicadores Psicológicos e Percepção de Acolhimento em Adolescentes

Texto completo
Autor(es):
Amanda Oliveira Fernandes [1] ; Nancy Ramacciotti de Oliveira-Monteiro [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de São Paulo - Brasil
[2] Universidade Federal de São Paulo - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Paidéia; v. 26, n. 63, p. 81-89, 2016-04-00.
Resumo

Resumo A institucionalização de adolescentes é referida na literatura em seus aspectos negativos e positivos. Com objetivo de avaliar indicadores psicológicos e percepções do acolhimento, este estudo investigou 61 adolescentes acolhidos, através do YSR e entrevistas. Foram realizadas análises quantitativas e qualitativas, considerando variáveis: sexo, idade e tempo de institucionalização. Resultados indicaram faixas clínicas para problemas psicológicos, exceto problemas externalizantes, em meninas mais novas (há menos tempo acolhidas) e em meninos mais velhos (maior tempo de acolhimento). Percepções sobre o acolhimento tenderam à negatividade e indiferença; percepções positivas apareceram naqueles com mais tempo de acolhimento. Instabilidades nas permanências institucionais e motivos para o acolhimento foram expressos com indicadores de sofrimento psíquico. Contatos familiares eram esparsos; os adolescentes referiram importância da família e desejos de saída da instituição. Membros das equipes institucionais foram citados como fontes de cuidado e proteção. O estudo reflete desafios para o desenvolvimento positivo dessa população. (AU)

Processo FAPESP: 11/04610-2 - Competência, problemas psicológicos e comportamentos pró-sociais em adolescentes abrigados
Beneficiário:Amanda Oliveira Fernandes
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado