Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Sonda de tdr para a estimativa de umidade em bagaço de Cana-de-açúcar

Texto completo
Autor(es):
Claudinei F. Souza [1] ; Lucas da S Cirilo [2] ; Reinaldo G. Bastos [3] ; José G. Peres [4] ; Aline F. Oliveira [5]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] UFSCar. Departamento de Recursos Naturais e Proteção Ambiental - Brasil
[2] UFSCar. Departamento de Recursos Naturais e Proteção Ambiental - Brasil
[3] UFSCar. Departamento de Tecnologia Agroindustrial e Sócio economia Rural - Brasil
[4] UFSCar. Departamento de Recursos Naturais e Proteção Ambiental - Brasil
[5] UFSCar. Departamento de Tecnologia Agroindustrial e Sócio economia Rural - Brasil
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Engenharia Agrícola; v. 36, n. 1, p. 24-35, 2016-02-00.
Resumo

RESUMO O bagaço de cana-de-açúcar pode ser utilizado como suporte sólido para cultivo de microrganismos, e apesar de fundamental, o monitoramento da umidade em tempo real nesses processos ainda é pouco pesquisado. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo propor e validar a TDR para estimar a umidade em bagaço de cana-de-açúcar, visando a seu uso como suporte para cultivo em estado sólido, considerando a produção de ácido cítrico. A sonda de TDR proposta foi analisada fisicamente, e, posteriormente, para a validação dos resultados, realizou-se uma calibração com leituras da constante dielétrica do bagaço de cana-de-açúcar até à saturação do material, os quais foram comparados com o método-padrão e equação universal de Topp. Também, foram conduzidas em colunas de leito fixo preenchidas com bagaço a 80% de umidade, com monitoramento da umidade através de sonda de TDR para validar a técnica. Pôde-se verificar que existe viabilidade no uso da técnica da TDR para estimar a umidade volumétrica, e com o auxílio de ferramentas gráficas e regressão linear, foi proposta a equação de calibração: (θ= 0,0253*Ka - 0,0025). Com isso, pode-se controlar e monitorar in situ a umidade do bagaço de cana-de-açúcar, através da técnica da TDR. (AU)

Processo FAPESP: 11/07802-0 - Cultivo de Aspergillus niger em bagaço de cana-de-açúcar impregnado com vinhaça: estudo da influência da umidade na transferência de oxigênio
Beneficiário:Reinaldo Gaspar Bastos
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular