Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Períodos de interferência de mucuna-preta na cultura da cana-de-açúcar

Texto completo
Autor(es):
Fernanda Nunes Bressanin [1] ; Nelson Jayme Neto [2] ; Mariluce Pascoalina Nepomuceno [3] ; Pedro Luís da Costa Aguiar Alves [4] ; Willians César Carrega [5]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista (UNESP. Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV - Brasil
[2] Universidade Estadual Paulista (UNESP. Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV - Brasil
[3] Universidade Estadual Paulista (UNESP. Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV - Brasil
[4] Universidade Estadual Paulista (UNESP. Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV - Brasil
[5] Universidade Estadual Paulista (UNESP. Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV - Brasil
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Ciência Rural; v. 46, n. 8, p. 1329-1337, 2016-05-06.
Resumo

RESUMO: Objetivou-se determinar os períodos de interferência da mucuna-preta na soqueira cana-de-açúcar, cultivar 'RB855536', e o potencial de redução na produtividade da cultura e na qualidade do produto colhido. Foi utilizado o delineamento experimental em blocos casualizados, com quatro repetições por tratamento, aplicando-se 18 tratamentos divididos em dois grupos. No primeiro, a cultura permaneceu livre da interferência da mucuna-preta desde a brotação até nove épocas do seu ciclo de vida: 0-15, 0-30, 0-45, 0-60, 0-90, 0-120, 0-150, 0-180 dias após a brotação (DAB), 0-colheita. No segundo grupo, a cultura permaneceu em convivência com a mucuna-preta desde a brotação até os mesmos períodos descritos anteriormente. O período crítico de prevenção à interferência da mucuna-preta na soqueira da cultura da cana-de-açúcar ´RB 855536´ abrangeu 138 dias do ciclo da cultura, de 50 DAB (PAI) a 188 DAB (PTPI). E a redução da produtividade da cana-de-açúcar em decorrência da interferência da mucuna-preta foi de 50%, afetando negativamente a qualidade do produto colhido. (AU)