Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Fatores de risco para doenças cardiovasculares em servidores de instituição prisional: estudo transversal

Texto completo
Autor(es):
Celene Aparecida Ferrari Audi [1] ; Silvia Maria Santiago [2] ; Maria da Graça Garcia Andrade [3] ; Priscila Maria Stolses Bergamo Francisco [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual de Campinas. Departamento de Saúde Coletiva - Brasil
[2] Universidade Estadual de Campinas. Departamento de Saúde Coletiva - Brasil
[3] Universidade Estadual de Campinas. Departamento de Saúde Coletiva - Brasil
[4] Universidade Estadual de Campinas. Departamento de Saúde Coletiva - Brasil
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Epidemiol. Serv. Saúde; v. 25, n. 2, p. 301-310, 2016-06-00.
Resumo

Resumo OBJETIVO: analisar fatores de risco para doença cardiovascular em servidores de instituição prisional. MÉTODOS: estudo transversal com amostra de 127 servidores de ambos os sexos; foram estimadas as razões de prevalência (RP) ajustadas por idade e escolaridade, e respectivos intervalos de confiança de 95% (IC95%). RESULTADOS: observaram-se maiores proporções de circunferência da cintura acima dos valores recomendados (58,1%) e de acúmulo de dois fatores de risco, no sexo feminino (33,8%); entre os homens, observaram-se maiores prevalências de níveis alterados de glicose (RP=10,73 - IC95% 1,31;87,92) e de pressão arterial (RP=2,63 - IC95% 1,31;6,50). CONCLUSÃO: os fatores de risco para doenças cardiovasculares encontrados nos servidores avaliados foram circunferência de cintura e níveis da glicose e pressão arterial acima dos valores recomendados; esses fatores de risco para a saúde podem ser enfrentados com medidas de promoção e prevenção de agravos, somadas à efetiva atenção com aqueles que já se encontram doentes. (AU)

Processo FAPESP: 12/14163-6 - Atenção integral a saúde da mulher no cárcere e dos servidores da penitenciária de campinas-são paulo.
Beneficiário:Celene Aparecida Ferrari Audi
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado