Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Sinais sugestivos de estresse infantil em escolares com transtorno de aprendizagem

Texto completo
Autor(es):
Janaína Borba Garbo Santos [1] ; Thaís dos Santos Gonçalves [2] ; Ricardo Franco de Lima [3] ; Patrícia de Abreu Pinheiro Crenitte [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru - Brasil
[2] Associação de Pais Amigos dos Excepcionais de São Paulo - Brasil
[3] Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas - Brasil
[4] Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru. Departamento de Fonoaudiologia - Brasil
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista CEFAC; v. 18, n. 4, p. 854-863, 2016-08-00.
Resumo

RESUMO Objetivo: comparar sinais sugestivos de estresse entre crianças com transtornos de aprendizagem (com e sem intervenção fonoaudiológica) e em crianças sem qualquer dificuldade escolar, além de verificar sinais sugestivos de estresse entre os grupos de acordo com o sexo dos participantes. Métodos: participaram do estudo 25 crianças com transtorno de aprendizagem, 10 com diagnóstico, porém sem intervenção e 15 em intervenção fonoaudiológica, e 25 crianças sem queixas de aprendizagem. Em todos os grupos foi aplicada uma escala de estresse infantil. Resultados: observou-se que 43% das crianças com transtorno de aprendizagem sem intervenção, 56% das crianças com transtorno de aprendizagem em terapia e 83% das crianças sem o transtorno, apresentaram sinais de alerta. Estas diferenças não foram estatisticamente significantes. Também não foi encontrada esta diferença entre os sexos. Conclusão: nos dois grupos houve alta frequência de sinais de alerta para o estresse infantil, mostrando que este pode não ser um fator determinante no desempenho escolar na amostra estudada. (AU)

Processo FAPESP: 11/22051-0 - Sinais sugestivos de stress infantil em escolares com transtorno de aprendizagem
Beneficiário:Janaina Borba Garbo
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica