Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Conservação de vagem minimamente processada em embalagem com atmosfera modificada passiva

Texto completo
Autor(es):
Maria Cecília de Arruda Palharini [1] ; Claire Isabel Grígoli de Luca Sarantópoulos [2] ; Eliane Maria Ravási Stéfano Simionato [3] ; Terezinha de Fátima Fumis [4] ; Inês Cechin [5]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios. Secretaria de Agricultura e Abastecimento - Brasil
[2] Instituto de Tecnologia de Alimentos. Centro de Tecnologia de Embalagem - Brasil
[3] Universidade Sagrado Coração - Brasil
[4] Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências - Brasil
[5] Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências - Brasil
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Brazilian Journal of Food Technology; v. 19, 2016-09-05.
Resumo

Resumo O trabalho teve como objetivo avaliar a influência da embalagem com atmosfera modificada na conservação da qualidade de vagem minimamente processada, visando principalmente minimizar o escurecimento enzimático e a deterioração microbiana. O trabalho consistiu em um teste preliminar e um experimento final. No teste preliminar, as vagens foram acondicionadas em diferentes embalagens (bandeja de PP; PVC 20 µm; PEBD 33 e 52 µm; PP 32 e 51 µm; filme laminado BOPP/PEBD 66 µm) e armazenadas a 10 °C por quatro dias. No experimento final, as vagens foram acondicionadas em três diferentes tipos de embalagens e armazenadas a 5 °C por sete dias. A qualidade do produto foi avaliada periodicamente por meio de análises físicas, químicas, bioquímicas, microbiológicas e sensoriais. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado em esquema fatorial (tratamentos × tempo de armazenamento) com três repetições. Os resultados obtidos foram submetidos à análise de variância e comparação de médias pelo teste de Tukey (5%). Durante armazenamento a 10 °C, ocorreu anaerobiose dentro das embalagens de PVC, polietileno, polipropileno e filme laminado, contendo vagem minimamente processada. As embalagens de PVC e microperfurada a laser (Xtend-815-BAS-14) contribuíram para manutenção da qualidade durante sete dias de armazenamento a 5 °C. Recomenda-se a utilização de água resfriada a 5 °C nas operações de enxágue e sanitização e o armazenamento a 5 °C. A modificação da atmosfera nas embalagens de vagem minimamente processada, em virtude da utilização da embalagem de PVC e da embalagem com filme microperfurado a laser, minimizou o escurecimento e a proliferação microbiana. (AU)

Processo FAPESP: 11/08421-0 - Processamento mínimo de vagem: sanitização e atmosfera modificada
Beneficiário:Maria Cecília de Arruda
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular