Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Tradução,adaptação cultural e validação da escala composta de Miastenia Grave para a lingua portuguesa do Brasil. Estudo multicêntrico

Texto completo
Autor(es):
Oliveira, Ezequiel Fernandes ; Lima, Valeria Cavalcante ; Perez, Eduardo Araujo ; Polaro, Melissa Nunes ; Oliveira Valerio, Berenice Cataldo ; Pereiro, Joao R. ; Nacif, Sergio Roberto ; Oliveira, Claudia Santos ; Bulle Oliveira, Acary Souza ; Franco Oliveira, Luis Vicente
Número total de Autores: 10
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Arquivos de Neuro-Psiquiatria; v. 74, n. 11, p. 914-920, NOV 2016.
Citações Web of Science: 2
Resumo

RESUMO Objetivo Realizar a tradução e a adaptação transcultural da escala composta de Miastenia Grave (ECMG) Myasthenia Gravis Composite (MGC) no Brasil. Métodos O estudo foi realizado em três centros de investigação em doenças neuromusculares, de acordo com as normas éticas internacionais, consistindo em tradução, adaptação cultural e validação de acordo com as diretrizes internacionais. A versão final do MGC ECMG foi aplicada em vinte e sete pacientes com MG e a pontuação total foi comparada ao questionário MG-QOL 15. Resultados A consistência interna verificada pelo teste Kappa de Cohen foi excelente (0,766) e a correlação entre o a ECMG MGC e MG-QOL 15 foi positiva (R = 0,777; p = 0,000). Não foram encontradas diferenças entre as respostas dos pacientes na primeira e segunda aplicação da MGC. Conclusão A ECMG escala MGC validada para o Português do Brasil provou ser um instrumento confiável, de fácil aplicação e altamente reprodutível. (AU)

Processo FAPESP: 15/11738-6 - Estudo do sono, função pulmonar, força muscular ventilatória e validação de dois instrumentos de evolução clínica em pacientes com miastenia gravis: Quantitative Myasthenia gravis testing form e MG Composite Scale.
Beneficiário:Ezequiel Fernandes de Oliveira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado