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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Avaliação da proficiência em mapeamento conceitual a partir da análise estrutural da rede proposicional

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Autor(es):
Paulo Rogério Miranda Correia [1] ; Joana Guilares de Aguiar [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Ciência e Educação; v. 23, n. 1, p. 71-90, 2017-03-00.
Resumo

Resumo: Os mapas conceituais (MCs) são organizadores gráficos que permitem representar o conhecimento e promover a aprendizagem significativa. A utilização adequada da técnica em sala de aula depende do treinamento dos alunos. Este trabalho teve como objetivo avaliar e acompanhar a proficiência dos alunos a partir da análise da estrutura da rede proposicional dos MCs. Para isso foi proposto o uso da Análise Estrutural de 434 MCs produzidos pelos alunos durante a disciplina Ciências da Natureza na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP) nas 1ª, 5ª e 15ª aulas. A partir de análises estatísticas univariada e multivariada dos dados foi possível inferir que a densidade proposicional e a quantidade de conceitos múltiplos iniciais e finais são parâmetros suficientes para determinar a proficiência dos alunos na técnica de mapeamento, a qual foi estabelecida à medida que as tarefas de treinamento e elaboração dos MCs foram acontecendo durante as 15 aulas da disciplina. (AU)

Processo FAPESP: 12/22693-5 - Avaliação da desorientação provocada por mapas conceituais utilizados como organizadores de materiais de estudo
Beneficiário:Paulo Rogerio Miranda Correia
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular