Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

O LABORATÓRIO DE QUÍMICA COMO LÓCUS DE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS

Texto completo
Autor(es):
Vânia Gomes Zuin [1] ; Antônio Álvaro Soares Zuin [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo - Brasil
[2] Universidade Estadual de Campinas - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte); v. 19, 2017-05-11.
Resumo

RESUMO: O laboratório de Química, em muitas ocasiões, ainda é considerado um espaço onde prevalece a noção de que suas práticas deveriam ser autossuficientes, de tal maneira que sua produção seria descontextualizada em relação às determinações socioculturais que as geraram. Mas e se o próprio laboratório, com especial atenção ao de ensino, fosse identificado como um local onde os estudantes seriam estimulados a relacionar as práticas experimentais com tais características, de modo que o raciocínio crítico sobre tal relação fosse promovido e, portanto, fomentadas experiências formativas? Fundamentados principalmente nos escritos de Theodor Adorno e Walter Benjamin, os autores têm, como principal objetivo e contribuição ao campo, argumentar que o laboratório pode ser caracterizado como lócus de desenvolvimento de experiências formativas por meio da transformação do pensamento e ações sócio-historicamente situadas. (AU)

Processo FAPESP: 15/24736-1 - Cyberbullying contra Professores no Brasil: o YouTube e os Tabus a respeito da Profissão de ensinar.
Beneficiário:Antônio Alvaro Soares Zuin
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular