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(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Efeitos de um programa de Educação em Saúde na cognição, humor e capacidade funcional

Texto completo
Autor(es):
Dias, Juliane Cristine ; Rodrigues, Isabela Azevedo ; Casemiro, Francine Golghetto ; Monteiro, Diana Quirino ; Luchesi, Bruna Moretti ; Nisihara Chagas, Marcos Hortes ; Castro, Paula Costa ; Iost Pavarini, Sofia Cristina ; Martins Gratao, Aline Cristina
Número total de Autores: 9
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Enfermagem; v. 70, n. 4, p. 808-815, JUL-AUG 2017.
Citações Web of Science: 1
Resumo

RESUMO Objetivo: Avaliar o efeito de um programa de Educação em Saúde (ES) na cognição, humor e capacidade funcional de participantes de uma Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI). Método: Ensaio clínico controlado. O programa de ES consistiu de 10 sessões com dinâmicas de grupo, incluindo orientações sobre prevenção de doenças e exercícios de estimulação cognitiva, durante quatro meses. Grupo Intervenção (IG) n=13; e Grupo Controle (CG) n=15. Todos foram avaliados no início e no final do estudo, utilizando-se o Addenbrook´s Cognitive Examination-Revised (ACE-R), o Inventário de Depressão e Ansiedade Beck (BDI/BAI) e a Medida de Independência Funcional (FIM). Resultados: observou-se melhora significativa no IG ao comparar o escore do ACE-R (p=0,001) e do domínio memória (p=0,011) antes e após a intervenção. No CG, houve melhora apenas no domínio memória (p=0,027). Conclusão: um programa de ES beneficia a melhoria do desempenho cognitivo, particularmente a memória de participantes ativos de uma UATI. (AU)

Processo FAPESP: 14/18829-4 - Estratégias de intervenção para idosos com comprometimento cognitivo leve
Beneficiário:Aline Cristina Martins Gratao
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular