Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Análise qualitativa e quantitativa da deglutição orofaríngea na Síndrome de Down

Texto completo
Autor(es):
Marcondes Natel Sales, Andre Vinicius [1, 2] ; Giacheti, Celia Maria [1, 2] ; Cola, Paula Cristina [3, 1, 2] ; da Silva, Roberta Goncalves [1, 2]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Univ Estadual Paulista, UNESP, Programa Posgrad Fonoaudiol, Lab Disfagia, Marilia, SP - Brazil
[2] Univ Estadual Paulista, UNESP, Marilia, SP - Brazil
[3] Univ Marilia, UNIMAR, Marilia, SP - Brazil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: CoDAS; v. 29, n. 6, p. -, 2017.
Citações Web of Science: 1
Resumo

RESUMO Objetivo Este estudo tem por objetivo descrever a análise qualitativa e quantitativa temporal da deglutição orofaríngea em crianças com diagnóstico de Síndrome de Down (SD). Método Estudo de série de seis casos, com idade variando de quatro a 17 meses (Média de 11,16 meses e mediana de 12 meses). Realizada análise qualitativa e quantitativa temporal da deglutição orofaríngea por meio de videofluoroscopia de deglutição e software específico. Foram analisados os parâmetros qualitativos de coordenação oral, resíduos orais, escape oral posterior, penetração, aspiração laringotraqueal e realizada análise do tempo de trânsito oral total (TTOT) e faríngeo. Resultados Verificou-se alteração em pelo menos quatro dos parâmetros qualitativos investigados. Somente um dos indivíduos apresentou diferença no TTOT quando comparado com os demais e não houve diferença no tempo de trânsito faríngeo entre os casos. Conclusão Houve alterações qualitativas na deglutição em crianças com SD e diferença no TTOT somente no caso de menor faixa etária. (AU)

Processo FAPESP: 09/13779-0 - Disfagia orofaríngea nas síndromes genéticas
Beneficiário:André Vinicius Marcondes Natel Sales
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica