Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Análise qualitativa e quantitativa da deglutição orofaríngea na Síndrome de Down

Texto completo
Autor(es):
André Vinicius Marcondes Natel Sales [1] ; Célia Maria Giacheti [2] ; Paula Cristina Cola [3, 4, 5] ; Roberta Gonçalves da Silva [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista - Brasil
[2] Universidade Estadual Paulista - Brasil
[3] Univ Marilia, UNIMAR, Marilia, SP - Brazil
[4] Univ Estadual Paulista, UNESP, Programa Posgrad Fonoaudiol, Lab Disfagia, Marilia, SP - Brazil
[5] Univ Estadual Paulista, UNESP, Marilia, SP - Brazil
[6] Universidade Estadual Paulista - Brasil
Número total de Afiliações: 6
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: CoDAS; v. 29, n. 6 2017-10-23.
Resumo

RESUMO Objetivo Este estudo tem por objetivo descrever a análise qualitativa e quantitativa temporal da deglutição orofaríngea em crianças com diagnóstico de Síndrome de Down (SD). Método Estudo de série de seis casos, com idade variando de quatro a 17 meses (Média de 11,16 meses e mediana de 12 meses). Realizada análise qualitativa e quantitativa temporal da deglutição orofaríngea por meio de videofluoroscopia de deglutição e software específico. Foram analisados os parâmetros qualitativos de coordenação oral, resíduos orais, escape oral posterior, penetração, aspiração laringotraqueal e realizada análise do tempo de trânsito oral total (TTOT) e faríngeo. Resultados Verificou-se alteração em pelo menos quatro dos parâmetros qualitativos investigados. Somente um dos indivíduos apresentou diferença no TTOT quando comparado com os demais e não houve diferença no tempo de trânsito faríngeo entre os casos. Conclusão Houve alterações qualitativas na deglutição em crianças com SD e diferença no TTOT somente no caso de menor faixa etária. (AU)

Processo FAPESP: 09/13779-0 - Disfagia orofaríngea nas síndromes genéticas
Beneficiário:André Vinicius Marcondes Natel Sales
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica