Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

O problema de coleta e entrega com janelas de tempo na indústria petrolífera: modelos e métodos branch-and-cut

Texto completo
Autor(es):
Maria Gabriela S. Furtado [1] ; Pedro Munari [2] ; Reinaldo Morabito [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de São Carlos. Departamento de Engenharia de Produção - Brasil
[2] Universidade Federal de São Carlos. Departamento de Engenharia de Produção - Brasil
[3] Universidade Federal de São Carlos. Departamento de Engenharia de Produção - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Gestão & Produção; v. 24, n. 3, p. 501-513, 2017-10-09.
Resumo

Resumo Este trabalho trata do problema de roteamento e programação de navios que transportam óleo cru das plataformas offshore (localizadas no oceano) até os terminais costeiros, motivado por um estudo de caso feito em uma empresa brasileira que realiza essa operação. Com base nesse estudo, propõe-se um modelo de programação inteira mista que é uma extensão do problema clássico de coleta e entrega com janelas de tempo. Esse problema pertence à classe NP-difícil, sendo sua resolução bastante desafiadora na prática. Ao problema da literatura foram agregadas outras restrições práticas relacionadas ao caso em estudo, o que torna a formulação ainda mais desafiadora para resolução direta por meio de softwares de otimização. Em vista disso, dois métodos de solução exatos do tipo branch-and-cut são propostos neste trabalho, os quais usam desigualdades válidas específicas para o problema em estudo. Os resultados de experimentos computacionais realizados com instâncias reais fornecidas pela empresa mostram que os métodos branch-and-cut propostos resolveram uma quantidade maior de instâncias em comparação com a resolução direta do modelo por meio de software de otimização. (AU)

Processo FAPESP: 14/00939-8 - Métodos Branch-price-and-cut de pontos interiores para variantes do problema de roteamento de veículos
Beneficiário:Pedro Augusto Munari Junior
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular
Processo FAPESP: 14/22542-2 - O problema de roteamento e programação de navios com coleta e entrega na indústria de petróleo: modelagem e métodos de solução exatos
Beneficiário:Maria Gabriela Stevanato Furtado
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado