Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Educação matemática e ações afirmativas: possibilidades e desafios na docência universitária

Texto completo
Autor(es):
Guilherme Henrique Gomes da Silva [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de Alfenas - Brasil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Cad. Pesqui.; v. 47, n. 165, p. 820-846, 2017-09-00.
Resumo

RESUMO O propósito deste artigo é refletir sobre concepções de docentes de cursos superiores da área de exatas em relação à implantação e manutenção de ações afirmativas na universidade. Os dados aqui discutidos foram produzidos a partir de entrevistas com docentes e gestores ligados a cursos de matemática e engenharias. Para a análise dos dados, utilizaram-se ferramentas analíticas da análise de conteúdo, tendo como perspectiva teórica o inquérito crítico. Os resultados podem ser resumidos em quatro temas: além de um assistencialismo; singularidades, particularidades e desempenho de estudantes beneficiados por ações afirmativas; a questão da permanência; e valorização dos docentes envolvidos em práticas voltadas para a permanência do estudante beneficiado por ações afirmativas. (AU)

Processo FAPESP: 14/05584-3 - Equidade no acesso ao ensino superior: o papel da Educação Matemática frente às ações afirmativas para grupos sub-representados
Beneficiário:Guilherme Henrique Gomes da Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado