Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

O uso de seriados televisivos no ensino de alemão: aspectos linguísticos, socioculturais, ideológicos e político-sociais em Deutschland 83

Texto completo
Autor(es):
Lívia dos Santos Marques [1] ; Cibele Cecílio de Faria Rozenfeld [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Departamento de Letras Modernas - Brasil
[2] Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Departamento de Letras Modernas - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Pandaemonium Germanicum; v. 21, n. 33, p. 64-86, 2018-04-00.
Resumo

Resumo Os seriados televisivos vêm se destacando como opção de lazer bastante recorrente entre pessoas de diferentes faixas etárias, em especial, dentre estudantes. Diante disso, este trabalho tem como objetivo abordar as vantagens do uso de tal material para o ensino de aspectos linguísticos, político-sociais, ideológicos e socioculturais de língua alemã. Trata-se do recorte de uma pesquisa que se encontra ainda em desenvolvimento, no qual destacaremos o seriado Deutschland 83. Ressaltaremos a importância do uso de materiais autênticos para o ensino de línguas e a necessidade do ensino com foco em aspectos da cultura estrangeira. Concluímos que o seriado Deutschland 83 é um material com potencial a ser explorado, permitindo que o aprendiz se aproxime da cultura e língua alemã, ao mesmo tempo em que proporciona ao aluno material para gerar uma reflexão sobre sua própria realidade. (AU)

Processo FAPESP: 16/08813-9 - Séries televisivas no ensino de língua alemã: aspectos lingüísticos, político-sociais, socioculturais e ideológicos
Beneficiário:Lívia dos Santos Marques
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica