Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Mensuração da pressão intracelomática e da pressã de perfusão celomática em teiús saudáveis (Salvator merianae)

Texto completo
Autor(es):
André Nicolai Elias da Silva [1] ; Thais Feres Bressan [2] ; Adriano Bonfim Carregaro [2]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Departamento de Medicina Veterinária. Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos - Brasil
[2] Univ Sao Paulo, FZEA, Dept Vet Med, BR-13635900 Pirassununga, SP - Brazil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Ciência Rural; v. 48, n. 2 2018-02-26.
Resumo

RESUMO: A pressão intracelomática é um importante parâmetro, uma vez que muitas doenças culminam com o aumento da pressão intracelomática e consequentemente na redução da perfusão dos órgãos abdominais. O objetivo do estudo foi mensurar a pressão intracelomática e a pressão de perfusão celomática em teiús. Foram utilizados doze teiús hígidos, sem distinção sexual, pesando 1,64±0,39kg. A pressão intracelomática foi determinada pelo sistema de coluna de água e por um transdutor de pressão conectado a um monitor multiparamétrico. Já a pressão de perfusão celomática foi determinada pela subtração da pressão intracelomática do valor da pressão arterial média, sendo este obtido pelo método oscilométrico com o manguito posicionado na base da cauda. A pressão intracelomática mensurada pelo sistema de coluna de água foi 0mmHg [0 - 0,5] e pelo transdutor de pressão foi 2mmHg [0 - 2,0]. A pressão de perfusão celomática obtida pelo sistema de coluna de água foi 76mmHg [62 - 105] e pelo transdutor de pressão foi 82mmHg [57 - 93]. Não foram detectadas diferenças estatísticas entre os métodos de mensuração. Os valores de pressão intracelomática obtidos podem ser úteis para avaliação clínica em teiús, mas os valores de pressão de perfusão celomática devem ser utilizados com cautela, a considerar o método de mensuração da pressão arterial. (AU)

Processo FAPESP: 14/10452-9 - Caracterização dos receptores opioides no sistema nervoso central e avaliação dos efeitos analgésico e sedativo dos opióides em teiús (Salvator merianae) e iguanas-verdes (Iguana iguana)
Beneficiário:Adriano Bonfim Carregaro
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular