Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Caracterização dos serviços do ecossistema, valores e forçantes de duas bacias hidrográficas no estado de São Paulo, Brasil

Texto completo
Autor(es):
N. A. Periotto [1] ; J. G. Tundisi [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de São Carlos - Brasil
[2] Instituto Internacional de Ecologia - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Brazilian Journal of Biology; v. 78, n. 3, p. 397-407, 2017-11-21.
Resumo

Resumo A avaliação dos serviços do ecossistema é uma ferramenta utilizada na conscientização sobre os benefícios das funções e serviços dos ecossistemas para o bem-estar humano, bem como a importância da sua conservação. No Brasil, existem poucos estudos que avaliam serviços ecossistêmicos no contexto das bacias hidrográficas. O objetivo deste trabalho é preencher esta lacuna por meio da avaliação dos serviços ecossistêmicos das bacias hidrográficas dos Rios Jacaré-Guaçu e Jacaré-Pepira (estado de São Paulo, Brasil) em uma escala temporal de 10 anos. A capacidade da cobertura e uso da terra em prover serviços ecossistêmicos e as forçantes foram avaliadas como resultado do mapeamento destas áreas. Valores econômicos foram estimados com base em dados de literatura científica. Os resultados mostraram que as áreas terrestres cultivadas e manejadas se destacam em relação aos outros usos e por isto, os serviços de regulação e manutenção são diminuídos nestas áreas. Áreas alagadas e de vegetação nativa, com áreas menores, têm papel fundamental no suprimento dos serviços de regulação e manutenção e, portanto, devem ser recuperadas e protegidas. Demografia e atividades econômicas na bacia foram identificadas como as principais forçantes que atuam sobre os serviços do ecossistema das áreas de vegetação nativa e áreas alagadas. Os valores econômicos estimados mostram, independente dos valores de base adotados, a magnitude dos impactos antrópicos que modificam estes ecossistemas, e dos ganhos referentes à recuperação e conservação dos mesmos. (AU)

Processo FAPESP: 12/12991-9 - Exergia e serviços ecossistêmicos na bacia hidrográfica do Tietê/Jacaré, estado de São Paulo, Brasil.
Beneficiário:Natalia Andricioli Periotto
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado