Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

A FRAGMENTAÇÃO FLORESTAL E OS IMPACTOS NA COMUNIDADE DE AVES

Texto completo
Autor(es):
Vieira de Matos, Veridiana Possati [1] ; Vieira de Matos, Tatiana Possati [1] ; Cetra, Mauricio [2] ; de Carmargo e Timo, Thiago Philipe [3] ; Valente, Roberta Averna [2]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Univ Fed Sao Carlos, Programa Posgrad Diversidade Biol & Conservacao, Sorocaba, SP - Brazil
[2] Univ Fed Sao Carlos, Dept Ciencias Ambientais, Sorocaba, SP - Brazil
[3] Univ Fed Sao Carlos, Programa Posgrad Ecol, Sorocaba, SP - Brazil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Árvore; v. 42, n. 3 2018.
Citações Web of Science: 0
Resumo

RESUMO O estudo teve por objetivo verificar os padrões da comunidade de aves associados a diferentes usos e cobertura do solo. A área de estudo foi uma unidade de conservação e faixa de entorno, utilizando-se o método dos pontos fixos para detecção das espécies de aves em 80 pontos visitados cinco vezes, durante o período de um ano. As observações foram realizadas em áreas utilizadas por usos classificados como agricultura (AGR) e floresta plantada (FP) e, também, cobertos por mata nativa (MNA) da região. Calculou-se os índices diversidade (H'), pontual de abundância (IPA), riqueza (X2) e as categorias tróficas das espécies, verificando-se a diferença entre H'e X2, em função dos usos e cobertura do solo, por meio de uma ANOVA. A partir dos dados de IPA e presença/ausência de espécies nas categorias tróficas avaliou-se, ainda, a similaridade taxonômica e funcional da comunidade de aves. MNA e FP apresentaram diferenças significativas tanto para X2 como para H', assim como entre MNA e AGRP e, entre AGRP e FP. Já para às categorias tróficas, obteve-se diferenças significativas entre MNA e AGRP e, entre FP e AGRP, em função de AGRP ser um ambiente homogêneo e, assim, com menor diversidade de recursos. Houve, portanto, similaridade entre MNA e FP, como consequência da heterogeneidade de suas estruturas que permite maior estabilidade da avifauna, em relação aos demais usos do solo. Conclui-se que a diversidade e riqueza de espécies de aves está relacionada à complexidade da estrutura da paisagem. (AU)

Processo FAPESP: 13/16303-2 - A influência da estrutura de paisagens agrícolas nos índices de diversidade de aves
Beneficiário:Veridiana Possati Vieira de Matos
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado