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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Triagem do processamento auditivo central: contribuições do uso combinado de questionário e tarefas auditivas

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Autor(es):
Inaie Maria Prado de Souza [1] ; Nádia Giulian de Carvalho [2] ; Samantha Dayane Camargo Brito Plotegher [3] ; Maria Francisca Colella-Santos [4] ; Maria Isabel Ramos do Amaral [5]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas. Curso de Fonoaudiologia - Brasil
[2] Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas. Centro de Investigação em Pediatria - Brasil
[3] Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas. Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação - Brasil
[4] Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas. Centro de Investigação em Pediatria - Brasil
[5] Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas. Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação - Brasil
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Audiol., Commun. Res.; v. 23, 2018-12-03.
Resumo

RESUMO Objetivo Analisar o desempenho de escolares em uma bateria de triagem do processamento auditivo e comparar com um questionário de autopercepção. Além disso, comparar as respostas das crianças com questionário respondido pelos pais. Métodos Participaram 67 escolares com média de idade de 9,58 anos (±1,06), divididos em Grupo I (GI), composto por 40 crianças com desenvolvimento normal e bom desempenho escolar (23 meninas), e Grupo II (GII), composto por 27 crianças com dificuldades escolares (12 meninas). Foram realizados meatoscopia, imitanciometria, avaliação simplificada do processamento auditivo (ASPA) e questionário baseado no Scale of Auditory Behaviors. Resultados No total, 2 crianças do GI (5%) e 14 do GII (51,9%) tiveram desempenho alterado na ASPA. A tarefa de ordenação temporal para sons verbais demonstrou desempenho estatisticamente inferior do GII, em relação ao GI (p=0,001). No questionário, 14 crianças (35%) do GI e 23 (85,2%) do GII foram identificadas como risco para o TPAC (p<0,001). Houve correlação positiva de grau moderado entre desempenho na ASPA e o questionário (p<0,05). Na comparação das respostas das crianças e dos pais, considerando cada grupo separadamente, não houve diferença para o GI (p=0,894) e GII (p=0,239) e na amostra completa (p=0,363). Conclusão Ambos os instrumentos foram capazes de diferenciar os grupos estudados e identificar escolares que necessitam de encaminhamento para realizar o diagnóstico. A partir da análise de correlação, concluiu-se que a ASPA e o questionário devem ser utilizados de forma complementar, independentemente de serem aplicados com a criança ou os pais. (AU)

Processo FAPESP: 16/22652-8 - Avaliação simplificada do processamento auditivo (central) e questionário de auto-percepção em crianças com e sem dificuldades escolares
Beneficiário:Inaie Maria Prado de Souza
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica