Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Resultados de Intervenções em Habilidades Sociais na Redução de Bullying Escolar: Revisão Sistemática com Metanálise

Texto completo
Autor(es):
Jorge Luiz da Silva [1] ; Wanderlei Abadio de Oliveira [2] ; Marcela Almeida Zequinão [3] ; Elisângela Aparecida da Silva Lizzi [4] ; Beatriz Oliveira Pereira [5] ; Marta Angélica Iossi Silva [6]
Número total de Autores: 6
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de Franca - Brasil
[2] Universidade de São Paulo - Brasil
[3] Universidade do Oeste de Santa Catarina - Brasil
[4] Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Brasil
[5] Universidade do Minho - Portugal
[6] Universidade de São Paulo - Brasil
Número total de Afiliações: 6
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Trends in Psychology; v. 26, n. 1, p. 509-522, 2018-03-00.
Resumo

Resumo O bullying, considerado problema de saúde pública, afeta o relacionamento social, o desempenho escolar e a saúde de crianças e adolescentes. Esta revisão de literatura com metanálise objetivou verificar se intervenções em habilidades sociais reduzem a vitimização e/ou agressão por bullying. Foram consultadas as bases de dados: LILACS, PsycINFO, Scielo, SCOPUS e Web of Science. Na metanálise, empregou-se o modelo de efeitos aleatórios e o método de DerSimonian-Laird. Selecionou-se os seis estudos que atenderam aos critérios de inclusão, cuja qualidade metodológica foi avaliada pela escala de Downs e Black. Os resultados indicaram efeitos das intervenções em habilidades sociais na redução de agressão e vitimização, porém em níveis não significativos. Intervenções em habilidades sociais podem ser mais eficazes se desenvolvidas em conjunto com outras que envolvam também a variedade de situações, contextos e sujeitos implicados no bullying, como equipe escolar e família. (AU)

Processo FAPESP: 13/22361-5 - Treinamento de Habilidades Sociais como estratégia de enfrentamento do bullying: intervenção e empoderamento
Beneficiário:Jorge Luiz da Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado
Processo FAPESP: 15/01794-6 - Aumentando a competência social e combatendo o bullying: efeitos de uma intervenção em habilidades sociais
Beneficiário:Jorge Luiz da Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado