Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Registro do gradiente latitudinal, de descargas de rios e de massas de água ao longo da costa subtropical da América do Sul, utilizando-se associações de foraminíferos bentônicos

Texto completo
Autor(es):
PPB Eichler [1] ; AR Rodrigues [2] ; BB Eichler [3] ; ES Braga [4] ; EJD Campos [5]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Exatas e da Terra. Programa de Pós-Graduação em Geodinâmica e Geofísica - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Instituto Oceanográfico - Brasil
[3] Universidade de São Paulo. Instituto Oceanográfico - Brasil
[4] Universidade de São Paulo. Instituto Oceanográfico - Brasil
[5] Universidade de São Paulo. Instituto Oceanográfico - Brasil
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Brazilian Journal of Biology; v. 72, n. 3, p. 723-759, 2012-08-00.
Resumo

Mais de 30% de dominância de Buccella peruviana, Globocassidulina crassa porrecta, Cibicides mackannai e C. refulgens indica a presença de água fria da Corrente Subantártica de plataforma no inverno entre 33,5-38,3º S, principalmente no setor sul da area estudada. No verão, no entanto, nas estações mais profundas do que 100 m, a abundância dessa associação diminui para menos de 15% em torno de 37,5-38,9º S, onde duas espécies (Globocassidulina subglobosa e Uvigerina peregrina) dominam. G. subglobosa, U. peregrina e Hanzawaia boueana são encontradas principalmente em menos de 55 m de profundidade na parte norte da área (27-33º S), tanto no inverno como no verão, e estão relacionadas com águas mais quentes de Plataforma Subtropical e de Água Tropical. Em quatro áreas da plataforma continental, foi observada a influência de aporte continental com alta concentração de silicato no sedimento. Essa influência é detectada pela presença de Pseudononion atlanticum, Bolivina striatula, Buliminella elegantissima, Bulimina elongata, Elphidium excavatum, E. poeyanum, Ammobaculites exiguus, Arenoparrella mexicana, Gaudryina exillis, Textularia earlandi e tecamebas. A presença de Bulimina marginata entre 34,1-32,8º S no inverno e 34,2-32,7º S no verão indica que a influência da Frente Subtropical Plataforma sobre os sedimentos não muda sazonalmente; mas, por outro lado, a presença de Angulogerina angulosa no inverno, apenas na estação mais profunda de Mar del Plata (38,9º S), mostra que as correntes das Malvinas não estão influenciando o sedimento dessa região no verão. (AU)

Processo FAPESP: 04/01950-3 - Levantamento oceanográfico em larga escala na plataforma continental sudeste da América do Sul (Laplata)
Beneficiário:Edmo José Dias Campos
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular