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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Desenvolvimento e avaliação de um software que verifica a acurácia diagnóstica

Texto completo
Autor(es):
Rodrigo Jensen [1] ; Maria Helena Baena de Moraes Lopes [2] ; Paulo Sérgio Panse Silveira [3] ; Neli Regina Siqueira Ortega [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - Brasil
[2] Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas. Departamento de Enfermagem - Brasil
[3] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Patologia - Brasil
[4] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Patologia - Brasil
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 46, n. 1, p. 184-191, 2012-02-00.
Resumo

Este artigo descreve o desenvolvimento e avaliação de um software que verifica a acurácia diagnóstica de alunos de enfermagem. O software foi baseado num modelo que utiliza conceitos da lógica fuzzy, em PERL, banco de dados MySQL para acesso pela internet e a classificação NANDA-I 2007-2008. Avaliou-se a qualidade técnica e a usabilidade do software utilizando instrumentos específicos. A atividade proposta no software possui quatro etapas nas quais o aluno estabelece valores de relação entre diagnósticos de enfermagem, características definidoras/fatores de risco e casos clínicos. Os valores de relação determinados pelo aluno são comparados aos de especialistas, gerando escores de desempenho para o aluno. Na avaliação, o software atendeu satisfatoriamente as necessidades de qualidade técnica e, segundo os alunos, trouxe benefícios ao aprendizado, podendo transformar-se em uma ferramenta educacional no ensino do diagnóstico de enfermagem. (AU)

Processo FAPESP: 08/51800-9 - Validação e aplicação de um modelo computacional baseado em lógica fuzzy para avaliação da acurácia diagnóstica
Beneficiário:Rodrigo Jensen
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado