Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Evidência de associação entre uso precoce de álcool e risco de problemas futuros

Texto completo
Autor(es):
Denise Leite Vieira [1] ; Marcelo Ribeiro [2] ; Ronaldo Laranjeira [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de São Paulo. Department of Psychiatry. Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas - Brasil
[2] Universidade Federal de São Paulo. Department of Psychiatry. Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas - Brasil
[3] Universidade Federal de São Paulo. Department of Psychiatry. Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Psiquiatria; v. 29, n. 3, p. 222-227, 2007-09-00.
Resumo

OBJETIVOS: Investigar a relação entre idade de início de uso de álcool, padrão de consumo e problemas relacionados. MÉTODO: Em 2004, um questionário de autopreenchimento foi respondido por 1.990 alunos de 5ª série do ensino fundamental a 3ª série do ensino médio do município de Paulínia-SP. A coleta de dados foi realizada em sala de aula, sem a presença do professor. A participação no estudo era voluntária e anônima. RESULTADOS: A prevalência de uso de álcool na vida foi de 62,2%. A média de idade de primeiro uso de álcool foi de 12,35 (sd = 2,72), variando entre 5 e 19 anos. Em 78% dos casos, o primeiro uso de álcool ocorreu antes dos 15 anos, sendo que mais de 22% dos adolescentes relataram que experimentaram bebida alcoólica antes dos 10 anos. Houve diferenças significantes para padrão de consumo atual: aqueles que começaram mais cedo consumiram mais doses por ocasião (p = 0,013) e tiveram mais episódios de embriaguez nos últimos 30 dias (p = 0,05). Houve associação entre a idade de experimentação do álcool e o uso de tabaco (p = 0,017) e outras drogas (p = 0,047). CONCLUSÕES: Jovens experimentam álcool em idade precoce e isto tem impacto no padrão de consumo atual. Esse artigo enfatiza a necessidade de ações imediatas em relação às políticas públicas do álcool no Brasil para prevenir ou adiar o início do consumo de álcool e problemas relacionados. (AU)

Processo FAPESP: 01/13136-0 - Realização de um ensaio comunitário na cidade de Paulínia com o objetivo de reduzir o consumo global de álcool e tabaco
Beneficiário:Ronaldo Laranjeira
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Pesquisa em Políticas Públicas