Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Detecção de Bacteroides fragilis enterotoxigênicos e não enterotoxigênicos de amostras fecais de crianças em São Paulo, Brasil

Texto completo
Autor(es):
Flávio Krzyzanowsky ; Mario J. Avila-Campos
Número total de Autores: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo; v. 45, n. 4, p. 225-227, 2003-08-00.
Resumo

Bactérias não enterotoxigênicas do grupo Bacteroides fragilis e B. fragilis enterotoxigênicas foram isoladas e identificadas de crianças com e sem diarréia aguda aquosa. Neste estudo, 170 amostras fecais de 96 e 74 crianças, com e sem diarréia, respectivamente, foram analisadas. A produção de enterotoxina e a detecção do gene que media a produção da toxina foram determinadas por ensaios citotóxicos em células HT-29/C1 e por PCR, respectivamente. A espécie B. fragilis foi prevalente em ambos os grupos, e cepas de B. fragilis enterotoxigênicas foram isoladas de duas crianças com diarréia aquosa aguda. Maiores estudos são necessários para avaliar o papel de cada bactéria desse importante grupo bacteriano, incluindo-se o papel que as cepas enterotoxigênicas, desempenham no processo diarréico em crianças. (AU)

Processo FAPESP: 99/06475-1 - Deteccao de bacterias do grupo bacteroides fragilis enterotoxigenicos (etbf) em pacientes imunodeprimidos.
Beneficiário:Mario Júlio Ávila-Campos
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular