Bolsa 12/10659-7 - Bacteriologia, Clostridium - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de alguns microrganismos da microbiota intestinal endógena de crianças eutróficas, obesas e com sobrepeso em idade escolar

Processo: 12/10659-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de março de 2014
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
Pesquisador responsável:Viviane Nakano
Beneficiário:Aline Ignacio Silvestre da Silva
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/57330-4 - Expressão dos genes bmeABC de bombas de efluxo de Bacteroides fragilis em Escherichia coli, caracterização do perfil de substrato das bombas bmeABC e sua relação com a resistência aos antimicrobianos, AP.JP
Assunto(s):Bacteriologia   Clostridium   Microbioma gastrointestinal   Obesidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anaeróbios | Bacteriodales | Clostridium | eutrofia | microbiota intestinal | obesidade | Bacteriologia

Resumo

O trato gastrointestinal é um ecossistema extremamente complexo que envolve interações entre o hospedeiro e as diversas espécies microbianas que colonizam o trato gastrointestial. Em um feto saudável, seu trato gastrointestinal é um ambiente estéril, havendo sua colonização já durante o processo de nascimento. Diversos fatores influenciam o processo de colonização intestinal nos primeiros meses de vida, como: tipo de parto e de alimentação, o uso de antibióticos precocemente. Em adultos, a maioria das bactérias encontradas é pertencente aos gêneros Bacteroides/Parabacteroides (Bacteirodetes) e Clostridium (Firmicutes) e merecem atenção por sua diversidade bioquímica e potencial patogênico. Atualmente a obesidade é considerada uma das principais doenças de saúde pública e sua relação com a microbiota intestinal passou a ser discutida nos últimos 30 anos. Nas últimas décadas o Brasil vem sofrendo uma transição no estado nutricional de sua população, em que se observa um declínio da desnutrição e aumento da população obesa e com sobrepeso. Sabe-se que crianças com sobrepeso estão mais propensas a se tornarem adultos com sobrepeso ou obesos e, assim, uma das formas mais eficientes de se prevenir à obesidade na idade adulta é através de intervenções durante a infância. Desta forma, este trabalho terá como objetivo principal analisar de forma comparativa alguns microrganismos que compõe a microbiota intestinal endógena de crianças eutróficas e obesas e/ou com sobrepeso em idade escolar. Para tanto, serão coletadas 30 amostras fecais de crianças eutróficas e 30 amostras de crianças com sobrepeso e/ou obesas para isolamento e identificação de espécies dos gêneros Clostridium, Bacteroides e Parabacteroides. Além do cultivo, será realizada a detecção quantitativa e comparativa da presença de: Bacteroides fragilis, Bacteroides vulgatus, Bacteroides thetaiotaomicron, Parabacteroides distasonis, Clostridium perfringens, Escherichia coli, Bifidobacterium sp., Lactobacillus sp. Eubacterium sp., Enterococcus sp. e Clostridium sp. entre as crianças analisadas. Com os resultados obtidos pretende-se observar como a composição da microbiota pode variar entre os diversos estados nutricionais.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
IGNACIO, A.; FERNANDES, M. R.; RODRIGUES, V. A. A.; GROPPO, F. C.; CARDOSO, A. L.; AVILA-CAMPOS, M. J.; NAKANO, V.. Correlation between body mass index and faecal microbiota from children. Clinical Microbiology and Infection, v. 22, n. 3, . (12/10659-7, 13/17739-9)
IGNACIO, ALINE; FERNANDES, MIRIAM RODRIGUEZ; AVILA-CAMPOS, MARIO JULIO; NAKANO, VIVIANE. Enterotoxigenic and non-enterotoxigenic Bacteroides fragilis from fecal microbiota of children. Brazilian Journal of Microbiology, v. 46, n. 4, p. 1141-1145, . (12/10659-7, 09/03792-0, 08/57330-4)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Aline Ignacio Silvestre da. Avaliação de alguns microrganismos da microbiota intestinal endógena de crianças eutróficas com sobrepeso e obesas em idade escolar.. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.