Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Transtorno de estresse pós-traumático em pacientes de unidade de terapia intensiva

Texto completo
Autor(es):
Andrea Vannini Santesso Caiuby [1] ; Paola Bruno de Araújo Andreoli [2] ; Sergio Baxter Andreoli [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de São Paulo. Departamento de Psiquiatria - Brasil
[2] Hospital Israelita Albert Einstein. Prática Assistencial Multiprofissional - Brasil
[3] Universidade Federal de São Paulo. Departamento de Psiquiatria - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Terapia Intensiva; v. 22, n. 1, p. 77-84, 2010-03-00.
Resumo

O transtorno de estresse pós-traumático tem sido descrito em pacientes após tratamento em unidade de terapia intensiva. O objetivo foi revisar estudos sobre os aspectos psicológicos e as intervenções terapêuticas destes pacientes após internação em unidade de terapia intensiva. Trinta e oito artigos foram incluídos. A prevalência de transtorno de estresse pós-traumático variou de 17% a 30% e a incidência de 14% a 24%. Os fatores de risco foram: história prévia de ansiedade, depressão ou pânico, ter memórias traumáticas ilusórias (memórias derivadas de formações psíquicas como sonho e delirium), tempo de ventilação mecânica, experiências estressantes, crenças e comportamentos de característica depressiva. Doses altas de opióides, sintomas na retirada da sedação ou analgesia e o uso de lorazepam foram relacionados ao aumento de delirium e de memória ilusória. A sintomatologia do transtorno pode ser reduzida com a administração de hidrocortisona, com a interrupção diária da sedação e não foram encontrados estudos de efetividade de intervenção psicológica. (AU)

Processo FAPESP: 05/55513-6 - Estudo de eficácia de intervenção psicológica na prevenção de sintomas de transtorno de estresse pós-traumático em pacientes submetidos à sedação e internados em unidade de terapia intensiva
Beneficiário:Sérgio Baxter Andreoli
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular