Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Efeitos do plasma rico em plaquetas na epicondilite lateral do cotovelo: estudo prospectivo, randomizado e controlado

Texto completo
Autor(es):
Evandro Pereira Palacio [1] ; Rafael Ramos Schiavetti [2] ; Maiara Kanematsu [3] ; Tiago Moreno Ikeda [4] ; Roberto Ryuiti Mizobuchi [5] ; José Antônio Galbiatti [6]
Número total de Autores: 6
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Faculdade de Medicina de Marília - Brasil
[2] Faculdade de Medicina de Marília - Brasil
[3] Faculdade de Medicina de Marília - Brasil
[4] Faculdade de Medicina de Marília - Brasil
[5] Faculdade de Medicina de Marília - Brasil
[6] Faculdade de Medicina de Marília - Brasil
Número total de Afiliações: 6
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Rev. bras. ortop.; v. 51, n. 1, p. 90-95, 2016-02-00.
Resumo

RESUMO OBJETIVO: Avaliar os efeitos da infiltração do plasma rico em plaquetas (PRP) em pacientes com epicondilite lateral do cotovelo (ELC) pela análise dos questionários Deficiência do Braço, Ombro e Mão (Dash) e Avaliação do Paciente Portador do Cotovelo de Tenista (PRTEE). MÉTODOS: Foram randomizados e avaliados prospectivamente 60 pacientes, após receberem infiltrações de três mililitros de PRP, ou neocaína 0,5%, ou dexametasona. Para o processo de pontuação, os pacientes foram convidados a preencher os questionários Dash e PRTEE em três ocasiões: no dia da infiltração, 90 e 180 dias após. RESULTADOS: Dos pacientes submetidos ao tratamento, 81,7% apresentaram melhoria dos sintomas. Os testes estatísticos demonstraram que há evidências de que a taxa de cura não está relacionada com a substância aplicada (p = 0,62). Houve também interseção dos intervalos de confiança de cada grupo, com demonstração de que as proporções de pacientes cujos sintomas melhoraram foram semelhantes em todos os grupos. CONCLUSÃO: Em um nível de significância de 5%, não houve evidência de que um tratamento foi mais eficaz do que a outro, quando avaliados pelos questionários Dash e PRTEE. (AU)

Processo FAPESP: 12/19291-2 - Tratamento da Tendinose Epicondilar Lateral do Cotovelo por infiltração de Plasma Rico em Paquetas (PRP): estudo prospectivo, triplo-cego, randomizado e controlado (parte I)
Beneficiário:Rafael Ramos Schiavetti
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Processo FAPESP: 12/19254-0 - Tratamento da Tendinose Epicondilar Lateral do Cotovelo por Infiltração de Plasma Rico em Paquetas (PRP). Estudo Prospectivo, Triplo-Cego, Randomizado e Controlado (Parte II)
Beneficiário:Maiara Kanematsu
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica