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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Expressão da dor na criança com câncer: uma compreensão fenomenológica

Texto completo
Autor(es):
Hilze Benigno de Oliveira Moura SIQUEIRA [1] ; Manoel Antônio dos SANTOS [2] ; Rodrigo Ramon Falconi GOMEZ [3] ; Simone SALTARELI [4] ; Fátima Aparecida Emm Faleiros SOUSA [5]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Grupo de Pesquisa do Laboratório de Psicofísica Clínica - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Departamento de Psicologia - Brasil
[3] Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental - Brasil
[4] Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental - Brasil
[5] Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Departamento de Enfermagem Geral e Especializada - Brasil
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Estudos de Psicologia (Campinas); v. 32, n. 4, p. 663-674, 2015-12-00.
Resumo

A abordagem fenomenológica, descritiva e exploratória, foi utilizada para compreender a experiência de dor em crianças com câncer. Participaram do estudo 17 crianças, tratadas no serviço de oncologia pediátrica do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, entre janeiro e dezembro de 2010. Foi aplicada entrevista fenomenológica com o consentimento dos pais ou familiares. A análise e a discussão foram realizadas pelo modelo proposto por Martins e Bicudo e referencial fenomenológico de Merleau-Ponty, respectivamente. A experiência dolorosa mostrou as dimensões: dor e paradoxo da vida e da morte, apegando-se à espiritualidade na vivência da dor, percebendo a dor emocional da família, experimentando a dor na temporalidade da hospitalização e compreendendo a dor corporal positiva e negativamente. As crianças foram capazes de entender a dor multidimensionalmente, comunicando-a de modo sofisticado. Tal compreensão pode ser influenciada pela intersubjetividade, história de vida, aspectos psicossociais e, especialmente, pelo entendimento adquirido durante o adoecimento. (AU)

Processo FAPESP: 10/52584-8 - A percepção da dor na experiência de câncer infanto-juvenil
Beneficiário:Hilze Benigno de Oliveira Moura Siqueira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado Direto