Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Leite de mulheres brasileiras apresenta anticorpos IgA secretores (SIgA) que neutralizam o rotavírus G9P[5]

Texto completo
Autor(es):
Simone M.R. Santos [1] ; Thalita L. Ferreira [2] ; Virgínia S. Quintal [3] ; Solange B. Carbonare [4] ; Milene Tino-De-Franco [5]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Instituto Butantan. Laboratório de Imunogenética - Brasil
[2] Instituto Butantan. Laboratório de Imunogenética - Brasil
[3] Universidade de São Paulo. Hospital Universitário. Banco de Leite Humano
[4] Instituto Butantan. Laboratório de Imunogenética - Brasil
[5] Instituto Butantan. Laboratório de Imunogenética - Brasil
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Jornal de Pediatria; v. 89, n. 5, p. 510-513, 2013-10-00.
Resumo

OBJETIVO: Verificar a presença de SIgA anti-rotavírus sorotipo G9P[5] e a capacidade de neutralização do vírus de amostras de leite de mulheres brasileiras. MÉTODOS: Foram determinados os níveis de anticorpos SIgA reativos contra rotavírus G9 em 30 amostras de leite materno por ELISA usando suspensões purificadas do vírus. A capacidade das amostras de neutralizarem o rotavírus G9P[5] foi analisada em ensaio de de Neutralização utilizando células MA-104. RESULTADOS: Foram observadas grandes variações individuais referentes aos níveis de SIgA e títulos de neutralização, mas todas as amostras mostraram certa capacidade de neutralizar o G9P[5]. Verificamos uma correlação positiva altamente significativa entre os níveis de anticorpos e os títulos de neutralização. CONCLUSÕES: A alta correlação entre níveis de anticorpos anti-rotavírus e a capacidade neutralizante das amostras de leite sugere um possível papel protetor desses anticorpos contra a infecção. Esses resultados também apoiam o incentivo à prática do aleitamento materno. (AU)

Processo FAPESP: 04/07694-9 - Pesquisa de anticorpos anti-rotavirus em colostro e leite humanos: avaliacao da acao neutralizante e da reatividade a diferentes proteinas estruturais do virus.
Beneficiário:Milene Tino De Franco
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular