Improvisando em música popular: um estudo sobre o choro, o frevo e o baião - três ...
Elaboração e aplicação da disciplina "Improvisação" na graduação em Música Popular...
Texto completo | |
Autor(es): |
Almir Côrtes
[1]
Número total de Autores: 1
|
Afiliação do(s) autor(es): | [1] UNICAMP
Número total de Afiliações: 1
|
Tipo de documento: | Artigo Científico |
Fonte: | Per musi; n. 29, p. 195-208, 2014-06-00. |
Resumo | |
Este trabalho busca ilustrar e explicar combinações entre elementos musicais presentes na estilização do baião, operada pelo compositor, instrumentista e cantor Luiz Gonzaga (1912-1984) entre as décadas de 1940 e 1950. Tal apreciação crítica visa sua aplicação na interpretação, composição, arranjo, análise musical e improvisação, e pode contribuir para mapear a reutilização e ressignificação de elementos estético-musicais relacionados ao baião em diferentes momentos e cenários da música brasileira. (AU) | |
Processo FAPESP: | 06/06571-6 - Improvisando em música popular: um estudo sobre o choro, o frevo e o baião - três matrizes da "música instrumental" brasileira |
Beneficiário: | Almir Côrtes Barreto |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Doutorado |