Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Implementação de uma diretriz para pneumonia adquirida na comunidade em um hospital público no Brasil

Texto completo
Autor(es):
Lucieni Oliveira Conterno [1] ; Fábio Ynoe de Moraes [2] ; Carlos Rodrigues da Silva Filho [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Faculdade de Medicina de Marília. Núcleo de Epidemiologia Clínica - Brasil
[2] Faculdade de Medicina de Marília - Brasil
[3] Faculdade de Medicina de Marília - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Jornal Brasileiro de Pneumologia; v. 37, n. 2, p. 152-159, 2011-04-00.
Resumo

OBJETIVO: Implementar uma diretriz para pneumonia adquirida na comunidade (PAC) em um hospital público no Brasil e avaliar seu impacto na qualidade da assistência à saúde. MÉTODOS: Estudo quasi-experimental com delineamento antes e depois que incluiu os pacientes adultos diagnosticados com PAC e internados na enfermaria geral do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília, na cidade de Marília (SP), entre julho de 2007 e outubro de 2008. RESULTADOS: Durante o período do estudo, 68 pacientes foram diagnosticados com PAC: 48 antes da implementação da diretriz e 20 após sua implementação. Após a implementação da diretriz, 85% dos casos foram tratados em conformidade com a diretriz, e houve um aumento significativo no uso de antibioticoterapia para germes atípicos nos casos de PAC grave (6,3% vs. 75,0%; p < 0,001). Houve uma tendência de diminuição da mortalidade (35,4% vs. 15,0%; p = 0,09) e de aumento do registro de SpO2 nos prontuários dos pacientes (18% vs. 30%; p = 0,42) após a implementação da diretriz. Durante o período do estudo, não houve registros da avaliação da gravidade nos prontuários da maioria dos pacientes. Além disso, o início da antibioticoterapia seguiu um esquema de horário pré-estabelecido, independentemente da gravidade do quadro infeccioso. CONCLUSÕES: Este estudo mostrou que a elaboração e a implementação da diretriz para PAC promoveu a otimização da escolha terapêutica, mas não houve diferenças significativas quanto à avaliação de gravidade, registro de SpO2 ou no início da antibioticoterapia, evidenciando que as variáveis que se relacionam ao processo de trabalho médico e de enfermagem exigem estratégias mais efetivas para serem modificadas. (AU)

Processo FAPESP: 06/61909-2 - Avaliação do impacto da implementação de diretrizes clínicas baseadas em evidências na qualidade da assistência aos pacientes internados com diagnósticos de diabetes mellitus, insuficiência cardíaca congestiva e pneumonia adquirida na comunidade
Beneficiário:Lucieni de Oliveira Conterno
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Pesquisa em Políticas Públicas para o SUS