Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

O arranjo em matriz de amostras teciduais (tissue microarray): larga escala e baixo custo ao alcance do patologista

Texto completo
Autor(es):
Victor Piana de Andrade ; Isabela Werneck da Cunha [2] ; Edaise Maria da Silva ; Fernanda Ayala ; Yukie Sato ; Severino da Silva Ferreira [6] ; Carlos Ferreira Nascimento [7] ; Fernando Augusto Soares
Número total de Autores: 8
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial; v. 43, n. 1, p. 55-60, 2007-02-00.
Resumo

O arranjo em matriz de amostras teciduais, ou tissue microarray (TMA), é uma técnica descrita em 1998 por Kononen et al. com ampla aceitação pela literatura mundial. Com um conceito extremamente simples, trata-se de agrupar um grande número de amostras teciduais em um único bloco de parafina, permitindo o estudo de expressão de marcadores moleculares em larga escala com grande aproveitamento do material arquivado, do tempo e dos custos. Discutimos as vantagens e limitações do método, as estratégias e técnica de construção, as aplicações e dificuldades encontradas para a patologia investigativa nos últimos cinco anos de uso no Hospital do Câncer A. C. Camargo. (AU)

Processo FAPESP: 04/15650-1 - Biologia molecular no diagnóstico e prognóstico dos carcinomas gástricos usando tissue microarray
Beneficiário:Fernando Augusto Soares
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular
Processo FAPESP: 04/12360-2 - Uso da hibridizacao "in situ" fluorescente (fish) para investigacao de perdas nos cromossomos 1p e 19q em glioblastomas e amplificacao de c-erbb-2 em carcinoma epidermoide de esofago.
Beneficiário:Fernando Augusto Soares
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular
Processo FAPESP: 98/14335-2 - Antonio Prudente Cancer Research Center
Beneficiário:Fernando Augusto Soares
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão - CEPIDs