Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Diagramas de energia de orbitais em livros didáticos de Química Geral: uma análise sob o viés da semiótica Peirceana

Texto completo
Autor(es):
Evandro Rozentalski [1] ; Paulo Alves Porto [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências - Brasil
[2] USP. Instituto de Química - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Ciência e Educação; v. 24, n. 2, p. 449-466, 2018-04-00.
Resumo

Resumo: Neste artigo foi analisado o emprego de diagramas de energia de orbitais em livros didáticos de Química Geral, utilizados no ensino universitário brasileiro ao longo do século XX. Para isso, 16 livros publicados entre 1950 e 2001 foram selecionados, e a semiótica peirceana foi utilizada como referencial de análise para o entendimento sobre diagramas. A análise revelou que o uso de diagramas de energia de orbitais ocorre em diferentes contextos de aplicação e com diferentes objetivos. Do ponto de vista da semiótica, os significados dos signos que compõem os diagramas, e as regras que orientam sua construção e operação, são previamente convencionados, fornecendo, assim, bases mínimas a respeito de como interpretá-los. Todavia, aspectos mais sutis se afastam dessa base mínima e podem acarretar interpretações não pretendidas por seus autores. Tais concepções alternativas podem ser superadas através de compreensões mais elaboradas sobre a natureza e o papel das representações no ensino, fundamentadas na semiótica Peirceana. (AU)

Processo FAPESP: 11/15295-0 - O conceito de orbital em livros didáticos de Química Geral para o Ensino Superior no século XX
Beneficiário:Evandro Fortes Rozentalski
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado