Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Produção de lodo e comportamento químico de sais de ferro empregados no pós-tratamento de esgoto sanitário por precipitação química

Texto completo
Autor(es):
Sidney Seckler Ferreira Filho ; André Luiz Marguti [2] ; Roque Passos Piveli
Número total de Autores: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Engenharia Sanitária e Ambiental; v. 14, n. 1, p. 49-58, 2009-03-00.
Resumo

A combinação de processos físico-químicos e biológicos no tratamento de esgotos sanitários tem se apresentado como uma alternativa na remoção de fósforo. No entanto, uma das limitações é a sua maior produção de lodo. Desse modo, este trabalho teve por objetivo avaliar a produção de lodo resultante da aplicação de sais de ferro para diferentes tipos de efluentes, bem como estudar o impacto de sua aplicação nas características físico-químicas dos efluentes estudados. Concluiu-se que os valores médios de produção de lodo resultante da formação do hidróxido férrico situaram-se em torno de 1,80; 1,95 e 1,34 mg lodo/mg Fe+3 para esgoto bruto, efluente aeróbio e anaeróbio tratado, respectivamente, indicando que as características da fase líquida não influenciaram os mecanismos de precipitação dos íons férricos. (AU)

Processo FAPESP: 06/55702-6 - Otimizacao de processos fisico-quimicos na remocao de fosforo de esgotos sanitarios por processos de precipitacao quimica mediante o emprego de sais de ferro.
Beneficiário:Sidney Seckler Ferreira Filho
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular