Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Racionalidade com compromisso: os assentados do Ribeirão Bonito (Teodoro Sampaio - SP) e o projeto de conservação ambiental

Texto completo
Autor(es):
Rosangela Calado da Costa [1] ; Célia Regina Tomiko Futemma
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Ambiente & Sociedade; v. 9, n. 1, p. 127-148, 2006-06-00.
Resumo

Para explicar situações reais, a Economia Institucional tem se mostrado mais adequada do que a Economia Neoclássica. A fim de ilustrar essa questão, avaliou-se a influência da informação na participação de assentados rurais em um projeto de conservação ambiental, implementado por uma organização não-governamental. A informação sobre os benefícios socioeconômicos e ambientais que a participação no projeto poderia trazer, disponibilizada aos assentados pela organização não-governamental, teve fraca associação com a participação no projeto. Um comportamento racional aliado à noção de compromisso, em um ambiente propício ao surgimento de normas para cooperar, mostrou-se importante para a participação no projeto. (AU)

Processo FAPESP: 01/02578-2 - Gerenciamento dos recursos florestais no baixo Amazonas, Santarém, Pará
Beneficiário:Celia Regina Tomiko Futemma
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado