Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

A influência da prática do aleitamento materno na aquisição de hábitos de sucção não nutritivos e prevenção de oclusopatias

Texto completo
Autor(es):
Suzely Adas Saliba Moimaz [1] ; Najara Barbosa da Rocha [2] ; Artênio José Isper Garbin [3] ; Orlando Saliba [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Univ Estadual Paulista. Faculdade de Odontologia. Departamento de Odontologia Infantil e Social - Brasil
[2] Univ Estadual Paulista. Faculdade de Odontologia. Departamento de Odontologia Infantil e Social - Brasil
[3] Univ Estadual Paulista. Faculdade de Odontologia. Departamento de Odontologia Infantil e Social - Brasil
[4] Univ Estadual Paulista. Faculdade de Odontologia. Departamento de Odontologia Infantil e Social - Brasil
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Rev. odontol. UNESP; v. 42, n. 1, p. 31-36, 2013-02-00.
Resumo

OBJETIVO: Neste estudo, objetivou-se verificar a associação entre prática do aleitamento materno, aquisição de hábitos de sucção não nutritivos e oclusopatias. MATERIAL E MÉTODO: Trata-se de uma pesquisa do tipo transversal, retrospectiva, na qual foram realizadas entrevistas com 330 mães de crianças de 3 a 6 anos de idade de Araçatuba-SP, após consentimento esclarecido, utilizando-se questionário semiestruturado, testado em estudo piloto. Exames clínicos foram realizados nas crianças (n = 306) para verificação de oclusopatias. Dois pesquisadores foram calibrados (Kappa = 0,91) para realização das entrevistas e exames. Os testes Qui-Quadrado (χ²) e Exato de Fischer foram utilizados para verificar associações, em nível de significância de 5% (p < 0,05). Os dados foram processados no programa EpiInfo e GraphPad®. RESULTADO: A maioria das mães (86,4%) amamentou seus filhos, entretanto, apenas 33,4% delas amamentaram exclusivamente no peito até seis meses de vida. As oclusopatias estiveram presentes em 54% das crianças e, entre estas, 83% não foram amamentadas no peito até seis meses de idade. Os hábitos de sucção não nutritivos estiveram presentes em 53,3% (176) das crianças, sendo o uso de chupeta (31,2%), o mais prevalente. Houve associação significante direta entre a falta de aleitamento materno total e as seguintes variáveis: presença de oclusopatias (p < 0,0001); mordida aberta (p = 0,0001); mordida cruzada anterior (p = 0,0346); hábitos de sucção não nutritivos (p < 0,0001), e uso de chupeta (p < 0,0001). A falta de aleitamento materno exclusivo esteve associada com uso de chupeta (p < 0,0001). CONCLUSÃO: O aleitamento materno, além de inúmeras vantagens, exerce papel preventivo na aquisição de hábitos de sucção não nutritivos e na prevalência de oclusopatias. (AU)

Processo FAPESP: 04/12725-0 - A influencia do tipo de aleitamento sobre habitos de succao nao nutritivos e alteracoes dentofaciais.
Beneficiário:Najara Barbosa da Rocha
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica