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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Desempenho perceptivo-auditivo de crianças na identificação de contrastes fonológicos entre as oclusivas

Texto completo
Autor(es):
Larissa Cristina Berti [1] ; Ana Elisa Falavigna [2] ; Jéssica Blanca dos Santos [3] ; Rita Aparecida de Oliveira [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Filosofia e Ciências. Departamento de Fonoaudiologia - Brasil
[2] Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Filosofia e Ciências - Brasil
[3] Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Filosofia e Ciências - Brasil
[4] Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Filosofia e Ciências - Brasil
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: J. Soc. Bras. Fonoaudiol.; v. 24, n. 4, p. 348-354, 2012-00-00.
Resumo

OBJETIVO: Investigar o desempenho perceptivo-auditivo de crianças no tocante à identificação de contrastes entre as oclusivas; identificar quais fonemas e contrastes oclusivos apresentam maior ou menor grau de dificuldade de identificação; e verificar se a idade influencia a acurácia perceptivo-auditiva. MÉTODOS: Foram selecionadas, de um banco de dados, informações referentes ao desempenho perceptivo-auditivo de 59 crianças (30 do gênero masculino e 29 do gênero feminino) em uma tarefa de identificação da classe das consoantes oclusivas do Português Brasileiro. A tarefa consistiu na apresentação do estímulo acústico, por meio de fones de ouvido, e na escolha da gravura correspondente à palavra apresentada, dentre duas possibilidades de gravuras dispostas na tela do computador. O tempo de apresentação do estímulo e o tempo de reação das crianças foram computados automaticamente pelo software PERCEVAL. RESULTADOS: Observou-se uma acurácia perceptivo-auditiva de 85% e uma correlação positiva com a idade. O tempo de resposta dos erros foi superior ao tempo de resposta dos acertos. De acordo com a matriz de confusão, houve contrastes de maior e menor dificuldade: pistas que marcam o vozeamento são mais robustas do que as pistas que marcam o ponto de articulação. Considerando apenas o ponto de articulação das consoantes oclusivas, observou-se uma assimetria perceptivo-auditiva, em que a distância fonética desempenha um papel fundamental na saliência perceptivo-auditiva. CONCLUSÃO: A habilidade perceptivo-auditiva no tocante à identificação de contrastes oclusivos ainda não está estabilizada na faixa etária estudada. O domínio perceptivo-auditivo dos contrastes oclusivos se dá de forma gradativa e, ainda, no interior dessa classe, parece haver uma hierarquia no domínio perceptivo-auditivo. (AU)

Processo FAPESP: 10/00757-6 - Desempenho perceptual auditivo de crianças no tocante à identificação de contrastes fonológicos entre as oclusivas do português brasileiro
Beneficiário:Ana Elisa Falavigna
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Processo FAPESP: 06/61816-4 - Produção e percepção da fala na aquisição incompleta de contrastes fônicos em crianças falantes do português brasileiro
Beneficiário:Larissa Cristina Berti
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Jovens Pesquisadores