Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Profissionais de saúde mental: manifestação de stress e burnout

Texto completo
Autor(es):
Ana Flávia de Oliveira Santos [1] ; Carmen Lúcia Cardoso [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Departamento de Psicologia e Educação - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Estudos de Psicologia (Campinas); v. 27, n. 1, p. 67-74, 2010-03-00.
Resumo

Profissionais de saúde mental, trabalhando em ambiente com elevada demanda emocional, encontram-se vulneráveis ao stress. Neste trabalho, objetivou-se avaliar manifestação de stress, burnout, autopercepção quanto ao stress e ao trabalho em 25 profissionais de serviços substitutivos em saúde mental. Aplicaram-se os instrumentos Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp, Maslach Burnout Inventory e Roteiro Complementar. Dos participantes, 36% apresentaram manifestação de stress, 44% avaliaram-se como muito estressados e 60% apresentaram alto esgotamento emocional. Para 60%, o trabalho foi avaliado como muito estressante. As dimensões esgotamento emocional e despersonalização apresentaram correlações negativas com a variável idade. Conclui-se que há necessidade de intervenções de suporte ao trabalhador, principalmente aos mais jovens, direcionadas ao desenvolvimento de estratégias de enfrentamento às situações estressantes do trabalho. (AU)

Processo FAPESP: 05/04662-1 - Estresse e qualidade de vida em profissionais de saúde mental
Beneficiário:Ana Flávia de Oliveira Santos
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica