Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Otimização de processos físico-químicos na remoção de fósforo de esgotos sanitários por processos de precipitação química com cloreto férrico

Texto completo
Autor(es):
André Luiz Marguti [1] ; Sidney Seckler Ferreira Filho [2] ; Roque Passos Piveli [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Escola Politécnica
[2] Universidade de São Paulo. Escola Politécnica. Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária
[3] Universidade de São Paulo. Escola Politécnica. Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Engenharia Sanitária e Ambiental; v. 13, n. 4, p. 395-404, 2008-12-00.
Resumo

Tendo em vista a potencialidade do emprego de processos de coagulação química no tratamento de esgotos, este trabalho teve por objetivo estudar a remoção de fósforo em efluentes de sistemas anaeróbios e aeróbios de tratamento de esgotos. Observou-se que foi possível atingir valores de remoção de fósforo da ordem de 90%, sendo que as dosagens de coagulante se situaram em torno de 60 a 100 mg FeCl3/L. Concomitantemente com a remoção de fósforo, foi também observada uma remoção de carbono orgânico dissolvido (COD) para os efluentes investigados, sendo que as dosagens de coagulante que permitiram a otimização da remoção de fósforo também possibilitaram a otimização da remoção de COD. Justifica-se a remoção de fósforo na forma orgânica e de polifosfatos pelo fato destes estarem associados ao COD removido. (AU)

Processo FAPESP: 06/55702-6 - Otimizacao de processos fisico-quimicos na remocao de fosforo de esgotos sanitarios por processos de precipitacao quimica mediante o emprego de sais de ferro.
Beneficiário:Sidney Seckler Ferreira Filho
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular