Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

NEM TUDO RELUZ NO OURO NEGRO: INCERTEZAS E AMEAÇAS AMBIENTAIS DO PRÉ-SAL BRASILEIRO

Texto completo
Autor(es):
JOSÉ EDUARDO VIGLIO [1] ; GABRIELA MARQUES DI GIULIO [2] ; LÚCIA DA COSTA FERREIRA [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] State University of Campinas. Center of Environmental Studies and Research - Brasil
[2] University of São Paulo. School of Public Health - Brasil
[3] State University of Campinas. Center of Environmental Studies and Research - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Ambiente & Sociedade; v. 20, n. 3, p. 21-38, 2017-09-00.
Resumo

Resumo As tecnologias empregadas para exploração petrolífera offshore, em ambientes cada vez mais remotos e extremos, potencializam novas ameaças ambientais nas sociedades contemporâneas. Nesse contexto e dentro de uma perspectiva teórico-analítica afiliada à Sociologia Ambiental, a partir de resultados de pesquisa qualitativa desenvolvida entre 2013 e 2016, este artigo busca compreender o tratamento das ameaças ambientais do Pré-sal, no Brasil, um empreendimento sociotécnico que, do ponto de vista governamental, foi encarado como estratégico para o desenvolvimento nacional. Argumentamos que as possíveis consequências ambientais, mesmo diante de incertezas não quantificáveis, foram tratadas em dois dos principais palcos da arena ambiental do Pré-sal - mídia e processo de licenciamento ambiental - principalmente a partir de uma perspectiva de riscos mensuráveis e controláveis. Esse tratamento não possibilitou um aprofundamento no debate público e nas ações governamentais acerca de possíveis consequências imprevisíveis e incontroláveis que caracterizam os sistemas tecnológicos, como os representados pelo Pré-sal. (AU)

Processo FAPESP: 13/05930-6 - Ciência, tecnologia e riscos ambientais na exploração de petróleo em águas profundas: uma contribuição sociológica
Beneficiário:José Eduardo Viglio
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado