Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

A avaliação morfométrica de NB84, sinaptofisina e AgNOR é útil para o dignóstico histológico e prognóstico dos tumores neuroblásticos periféricos (pNTs)

Texto completo
Autor(es):
Aparecida de Cássia Carvalho [1] ; Edwin Roger Parra [2] ; Maria Cláudia Zerbini [3] ; Venâncio Avancini Ferreira Alves [4] ; Vera Luiza Capelozzi [5] ; Leila Antonangelo [6]
Número total de Autores: 6
Afiliação do(s) autor(es):
[1] University of São Paulo. School of Medicine. Department of Pathology - Brasil
[2] University of São Paulo. School of Medicine. Department of Pathology - Brasil
[3] University of São Paulo. School of Medicine. Clinical Hospital - Brasil
[4] Institute Adolfo Lutz. Department of Pathology - Brasil
[5] University of São Paulo. School of Medicine. Department of Pathology - Brasil
[6] University of São Paulo. School of Medicine. Department of Pathology - Brasil
Número total de Afiliações: 6
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Clinics; v. 62, n. 6, p. 731-740, 2007-00-00.
Resumo

OBJETIVO: Estudar a importância dos marcadores NB84 e AgNOR e explorar as relações quantitativas entre esses marcadores com o diagnóstico e prognóstico assim como as relações entre NB84 e AgNOR e outros marcadores tumorais e estromais em 28 tumores neuroblásticos periféricos. MÉTODOS: Examinamos AgNOR, NB84 e sinaptofisina e vários outros marcadores em tecidos tumorais de vinte e oito pacientes com tumors neuroblásticos primários. Tratamento dos pacientes incluiu: cirurgia para o estágio 1, quimioterapia e transplante de medula óssea para a maioria dos pacientes nos estágios 3 e 4. Utilizamos histoquímica, imunohistoquímica e morfometria para avaliar a intensidade e extensão de expressão do AgNOR, NB84 e sinaptofisina, tendo o prognóstico dos pacientes incluído o tempo de sobrevida até a morte por recurrência dos tumores neuroblásticos. RESULTADOS: Estadiamento (p<0.01), AgNOR (p<0.01), NB84 (p<0.01) e sinaptofisina (p=0.01) foram marcadores independents de sobrevida. CONCLUSÕES: A determinação dos marcadores NB84 e sinaptofisina mostrou-se como uma ferramenta útil no diagnóstico dos tumors neuroblásticos periféricos; a associação desses marcadores à expressão de AgNOR pelas células tumorais contribuiu à determinação do prognóstico e estabelecimento do protocolo terapêutico para os pacientes. (AU)

Processo FAPESP: 00/14336-0 - Doenças pulmonares intersticiais (ILD): correlação morfo-tomográfica através de métodos histoquímicos, imunohistoquímicos e morfométricos
Beneficiário:Vera Luiza Capelozzi
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Temático