Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Prevalência de hipoacusia em crianças indígenas Kaiowá e Guarani

Texto completo
Autor(es):
Renata Palópoli Pícoli [1] ; Luana Carandina [2] ; Dulce Lopes Barbosa Ribas [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública - Brasil
[2] Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Medicina de Botucatu. Departamento de Saúde Pública - Brasil
[3] Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Departamento de Tecnologia de Alimentos e Saúde Pública - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil; v. 6, n. 2, p. 169-174, 2006-06-00.
Resumo

OBJETIVOS: identificar a prevalência de hipoacusia em crianças indígenas Kaiowá e Guarani. MÉTODOS: estudo transversal, com uma amostra de 126 crianças indígenas de zero a 59 meses da Terra Indígena de Caarapó, em Mato Grosso do Sul, Brasil. As crianças foram submetidas ao exame das emissões otoacústicas evocadas transitórias, que serviu como triagem auditiva. O reteste foi realizado nas crianças que apresentaram resultado alterado na triagem auditiva. Os casos que, no reteste, permaneceram alterados foram encaminhados para o exame da imitanciometria. RESULTADOS: na triagem auditiva, foram identificadas 25 (23,6%) crianças com resultado alterado; dessas, 17 apresentaram resultado normal no reteste e 6 permaneceram com resultado alterado, sendo encaminhadas para imitanciometria. A prevalência de hipoacusia identificada ao final do estudo foi de 5,6%, sendo 3 (2,8%) do tipo condutiva e 3 (2,8%) do tipo neurossensorial. Estas últimas foram encaminhadas à avaliação otorrinolaringológica complementar para confirmação diagnóstica. As alterações auditivas identificadas neste estudo não apresentaram diferenças significantes quanto ao sexo e grupo etário. CONCLUSÕES: a prevalência de alteração auditiva encontrada nesta população alerta para a necessidade de implantação de programas de saúde auditiva e sua articulação com outras ações desenvolvidas na atenção à saúde infantil dos Kaiowá e Guarani. (AU)

Processo FAPESP: 03/05283-9 - Perfil audiologico e nutricional da populacao infantil kaiowa/guarani da reserva indigena de caarapo, mato groso do sul, brasil.
Beneficiário:luana carandina
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular