Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Educação profissional sobre demências na atenção primária à saúde: revisão integrativa

Texto completo
Autor(es):
da Costa, Gislaine Desani [1] ; Calixto Damasceno Spineli, Vivian Marina [1] ; Oliveira, Maria Amelia de Campos [1]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Univ Sao Paulo, Sao Paulo, SP - Brazil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Enfermagem; v. 72, n. 4, p. 1086-1093, JUL-AUG 2019.
Citações Web of Science: 0
Resumo

RESUMO Objetivo: Investigar as abordagens educativas mais comumente utilizadas na capacitação em demência para profissionais da Atenção Primária à Saúde. Método: Revisão integrativa de literatura, realizada entre abril e junho de 2018, nas bases de dados: PubMed, LILACS e IBECS. Foram utilizados os descritores Training, Health Personnel, Dementia, Primary Health Care para PubMed e os termos Mesh Training Programs, Health Personnel, Dementia, Primary Health Care, para LILACS e IBECS. Resultados: A amostra foi composta por 13 artigos, sendo oito publicados nos últimos 5 anos (62%); sete artigos com abordagem quantitativa (54%); sete artigos produzidos no continente europeu (54%), seguidos de cinco publicados no continente norte-americano (38%). Quanto aos periódicos, todos eram da área da saúde (100%). Conclusão: Algumas estratégias educacionais foram combinadas e utilizadas para a capacitação. Melhorias significativas em conhecimento, habilidades e atitudes das equipes no acompanhamento às demências foram evidenciadas. (AU)

Processo FAPESP: 16/01359-0 - Necessidades educacionais de profissionais da Estratégia Saúde da Família no atendimento às demências
Beneficiário:Maria Amélia de Campos Oliveira
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular