Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

ECONOMIA POLÍTICA DA SAÚDE NO TERRITÓRIO FRANCÊS E A PRODUÇÃO FARMACÊUTICA GLOBALIZADA

Texto completo
Autor(es):
R M Antas Jr. [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo - Brasil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Mercator (Fortaleza); v. 18, 2019-07-01.
Resumo

RESUMO Abordamos a produção de biomedicamentos no território francês como um circuito espacial produtivo. Esse circuito está entre outros que compõem o complexo industrial da saúde (CIS), conceito que permite entender o contexto espacial e histórico para a análise da economia política da saúde na França. Inicialmente, justificamos o emprego do conceito de complexo industrial da saúde, e não complexo médico-industrial, como é comumente utilizado na França e em países anglo-saxões, e sua relação com a economia política da saúde. Depois, explicamos por que o circuito espacial produtivo é mais adequado a uma abordagem geográfica desse complexo industrial do que cadeia produtiva. Por fim, tratamos da produção de biomedicamentos e, mais especificamente, da importância que assume os Contract Development and Manufacturing Organization (CDMO) na produção dessa tecnologia para atender aos grandes laboratórios farmacêuticos, favorecendo a produção global desse ramo industrial. (AU)

Processo FAPESP: 17/21787-0 - As grandes empresas farmacêuticas do complexo industrial da saúde brasileiro: análise do intercâmbio dos fluxos de produtos, capitais e informações entre Brasil e França
Beneficiário:Ricardo Mendes Antas Jr
Modalidade de apoio: Bolsas no Exterior - Pesquisa