Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

MEMÓRIA PARA INFORMAÇÕES EMOCIONAIS E ALEXITIMIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Texto completo
Autor(es):
Leonardo T. Apgáua [1] ; Antônio Jaeger
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de Minas Gerais - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Dement. Neuropsychol.; v. 13, n. 1, p. 22-30, 2019-03-00.
Resumo

RESUMO. A alexitimia é um déficit no reconhecimento, expressão e regulação das emoções, que possui as seguintes características: dificuldade em identificar sentimentos, dificuldade em descrever sentimentos, dificuldade em distinguir sentimentos e sensações corporais, processos de imaginação dificultados e estilo de cognição externamente orientado. Este traço de personalidade está associado a muitos transtornos psiquiátricos e psicossomáticos, bem como a comportamentos de risco aumentados. Objetivo: Investigar se este traço também está associado a redução de memória para informações emocionais. Métodos: Artigos que investigam os possíveis danos causados ​​pela alexitimia na memória implícita e explícita para informações emocionais foram revisados. Resultados: Embora os estudos sobre memória implícita tenham apresentado resultados divergentes, a maioria dos estudos sobre memória explícita sugeriu déficits na retenção de informação emocional em indivíduos com altos índices de alexitimia. Conclusion: Os dados revisados ​​sugerem que o aumento típico na memória episódica para informações emocionais é reduzido em indivíduos com alta alexitimia. (AU)

Processo FAPESP: 14/50909-8 - INCT 2014: Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE): aprendizagem relacional e funcionamento simbólico
Beneficiário:Deisy das Graças de Souza
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Temático