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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Avaliação da compreensão leitora: efeito da ordem de aplicação das tarefas

Texto completo
Autor(es):
Natália Jordão [1] ; Adriana de Souza Batista Kida ; Danielle Dutenhefner de Aquino [3] ; Mariana de Oliveira Costa [4] ; Clara Regina Brandão de Avila
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de São Paulo. Departamento de Fonoaudiologia - Brasil
[3] Universidade Federal de São Paulo. Departamento de Fonoaudiologia - Brasil
[4] Universidade Federal de São Paulo. Departamento de Fonoaudiologia - Brasil
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: CoDAS; v. 31, n. 1 2019-02-25.
Resumo

RESUMO Objetivo Estudar a influência da resposta a questões sobre o desempenho na tarefa de reconto após leitura realizada por escolares com e sem dificuldades de leitura. Método Foram agrupados 40 escolares do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental segundo a presença (Grupo Pesquisa-GP) ou ausência (Grupo Controle-GC) de alteração na compreensão leitora: GP-r e GC-r - 20 escolares (10 de cada grupo) que responderam a questões abertas e depois recontaram oralmente o texto lido. A análise quantificou no reconto: total de ideias centrais, detalhe e inferências; enlaces e classificou o padrão de compreensão leitora (3-0) do melhor para o pior desempenho. As questões abertas computaram um ponto para cada acerto. Resultados Questões abertas favoreceram apenas o desempenho de bons leitores no reconto. Melhor desempenho foi identificado para GC-r quando considerados os enlaces de segundo nível (U=50.50, p=0.155); total de enlaces (U=23.00, p=0.038) e de padrão do reconto (U=24.50, p=0.039). Estratégias de monitoramento de leitura são laboriosas e tendem a ser menos utilizadas por escolares com dificuldades de leitura. Isso porque essas estratégias competem diretamente com as habilidades de baixa ordem na leitura (decodificação e processamento da microestrutura). Conclusão O desempenho de escolares sem queixas em tarefa de reconto após leitura melhorou quando precedida por respostas a questões abertas, possivelmente por causa das estratégias de automonitoramento da compreensão, que permitiram melhor entendimento das relações entre as ideias retidas. (AU)

Processo FAPESP: 11/21453-8 - Efeito das respostas a questões abertas sobre o reconto da leitura do texto
Beneficiário:Natalia Jordão
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica