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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

O Programa Bolsa Família e o acesso e permanência no ensino superior pelo Programa Universidade para Todos: a importância do “eu me viro”

Texto completo
Autor(es):
André Pires [1] ; Paulo Cesar Ricci Romão [2] ; Victor Marques Varollo [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Pontifícia Universidade Católica de Campinas - Brasil
[2] Pontifícia Universidade Católica de Campinas - Brasil
[3] Pontifícia Universidade Católica de Campinas - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Rev. Bras. Educ.; v. 24, 2019-06-27.
Resumo

RESUMO Este artigo tem como objeto de pesquisa um grupo de alunos de baixa renda matriculados em cursos de ensino superior, cuja trajetória está associada a duas políticas públicas federais brasileiras: o Programa Bolsa Família e o Programa Universidade para Todos. Buscou-se compreender as trajetórias desses estudantes e suas estratégias individuais e/ou familiares para que eles pudessem acessar e permanecer na universidade, além de analisar seus pontos de vista sobre ambos os programas. A pesquisa baseou-se em nove entrevistas semiestruturadas com alunos de uma universidade sem fins lucrativos situada no interior do estado de São Paulo. As entrevistas sugerem que esse grupo reduzido de pessoas foi submetido a altas doses de esforço e de privação pessoal que podem ser considerados elevados mesmo em sociedades que pretendem ser meritocráticas. A presença constante de situações que denotam o “eu me viro” nos percursos escolares e no curso superior atual corrobora esse entendimento. O Programa Universidade para Todos é mais valorizado que o Bolsa Família, uma vez que se encaixa melhor em uma compreensão de ser uma política entendida como meritocrática, em vez de apenas uma política de transferência de renda. (AU)

Processo FAPESP: 16/03926-0 - Os filhos do Programa Bolsa Família: reflexões a partir do ponto de vista de ex-beneficiários que frequentam curso de ensino superior em universidade do interior do estado de São Paulo
Beneficiário:André Pires
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular
Processo FAPESP: 17/02126-2 - Os filhos do Programa Bolsa Família: reflexões a partir do ponto de vista de ex-beneficiários que frequentam cursos de licenciatura em uma universidade do interior do estado de São Paulo
Beneficiário:Victor Marques Varollo
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica