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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO ESCOLAR: HIPÓTESES DE TRANSIÇÃO IDENTIFICADAS A PARTIR DAS IDEIAS DOS(AS) ALUNOS(AS)

Texto completo
Autor(es):
FERNANDA DA ROCHA CARVALHO [1] ; GISELLE WATANABE [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal do ABC. História e Filosofia das Ciências e Matemática. Programa Ensino - Brasil
[2] Universidade Federal do ABC. Centro de Ciências Naturais e Humanas - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Educ. rev.; v. 35, 2019-03-18.
Resumo

RESUMO: A escola vem incorporando discussão cerca das questões socioam-bientais seja devido às orientações curriculares ou abordagens midiáticas. A forma como elas vêm sendo tratadas divergem significativamente, seja do ponto de vista das estratégias utilizadas ou da própria concepção de ciência. No último caso, nota-se certa preocupação em indicar a perspectiva da complexidade como elemento orientador dessa reflexão. Considerando esses pressupostos e preocupados como a aprendizagem que vem se estabelecendo diante desse cenário, esse artigo investiga a “evolução” das ideias dos(as) alunos(as) do Ensino Médio ao participarem de uma proposta de aulas sobre o Aquecimento Global. Dos resultados, tendo como base as hipóteses de transição, foi possível identificar os percursos das ideias dos(as) estudantes ao se depararem com situações cada vez mais complexas. Nota-se que o sistema de ideias, que incluem posicionamentos sobre o ambiente, são muito dinâmicos, de forma que atingem diferentes níveis de aprendizagem em distintos momentos. Assim, nesse processo há espaços para que o(a) estudante transforme seu pensamento reducionista para um mais crítico, complexo e reflexivo, a ponto de desenvolver a responsabilidade política, cultural, econômica, social etc. (AU)

Processo FAPESP: 18/19136-3 - A complexidade nas ciências: aportes para pensar a educação
Beneficiário:Giselle Watanabe
Modalidade de apoio: Bolsas no Exterior - Pesquisa