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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

“É uma porta que se abre”: reflexões sobre questões conceituais e de identidade profissional na construção do raciocínio clínico em terapia ocupacional

Texto completo
Autor(es):
Taís Quevedo Marcolino [1] ; Jéssica Cristina Von Poellnitz [2] ; Carla Regina Silva [3] ; Cecília Cruz Villares [4] ; Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali [5]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de São Carlos. Departamento de Terapia Ocupacional - Brasil
[2] Centro Infantil Dr. Domingos A. Boldrini - Brasil
[3] Universidade Federal de São Carlos. Departamento de Terapia Ocupacional - Brasil
[4] Universidade Federal de São Paulo - Brasil
[5] Universidade Federal de São Carlos. Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas - Brasil
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: CADERNOS BRASILEIROS DE TERAPIA OCUPACIONAL-BRAZILIAN JOURNAL OF OCCUPATIONAL THERAPY; v. 27, n. 2, p. 403-411, 2019-06-27.
Resumo

Resumo Introdução Colocar a prática em palavras é tarefa árdua para terapeutas ocupacionais, considerando os aspectos narrativos da prática nas relações complexas e multifacetadas entre seres humanos e sociedade. A linguagem favorece a nomeação e a conceituação daquilo que se faz e abre esse espaço de compreensão e aprofundamento do conhecimento. Objetivo Discutir a necessidade de conceituação de termos para melhor delinear a prática profissional. Método Uma pesquisa-ação participativa, organizada como comunidade de prática para o desenvolvimento do raciocínio clínico, com participação de terapeutas ocupacionais iniciantes e experientes, teve seus dados analisados tematicamente, explicitando a construção de sentidos sobre a assistência em terapia ocupacional em saúde mental (especificidades práticas, teóricas e conceituais), à luz do Método Terapia Ocupacional Dinâmica. Resultados A reflexão sobre a prática compartilhada favoreceu a identificação de dilemas em torno de narrativas sobre a atividade terapêutica e, na medida em que foi ganhando clareza conceitual, favoreceu a valorização do contexto e das ações em terapia ocupacional. Conclusão Quando a prática é colocada como objeto de estudo, identificando-se enunciados capazes de representá-la, nosso campo profissional e de saber ganham clareza e possibilitam visibilidade a comunidades epistêmicas e de práticas mais críticas, delimitadas, coerentes, significativas e complexas. (AU)

Processo FAPESP: 06/07152-7 - A porta está aberta: aprendizagem colaborativa, prática iniciante, raciocínio clínico e terapia ocupacional
Beneficiário:Taís Quevedo Marcolino
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado