Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Avaliação de habilidades motoras: suporte a um fator motor geral para o Movement Assessment Battery for Children-2 e o Bruininks-Oseretsky Test of Motor Proficiency-2

Texto completo
Autor(es):
Martins Okuda, Paola Matiko [1] ; Pangelinan, Melissa [2] ; Capellini, Simone A. [3] ; Cogo-Moreira, Hugo [1]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Univ Fed Sao Paulo UNIFESP, Dept Psiquiatria & Psicol Med, Sao Paulo, SP - Brazil
[2] Auburn Univ, Sch Kinesiol, Auburn, AL 36849 - USA
[3] Univ Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho UN, Speech & Hearing Sci Dept, Marilia, SP - Brazil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Trends in Psychiatry and Psychotherapy; v. 41, n. 1, p. 51-59, JAN-MAR 2019.
Citações Web of Science: 0
Resumo

Resumo Objetivo Avaliar a validade de construto e a confiabilidade das subescalas do Movement Assessment Battery for Children-2 (MABC-2) e do Bruininks-Oseretsky Test of Motor Proficiency-2 (BOT-2) com base em modelos das contribuições gerais e específicas ao avaliar habilidades motoras em transtornos psiquiátricos. Métodos Foram realizadas análise fatorial confirmatória (AFC) e análise bifatorial em dados de 187 escolares do primeiro ao sexto ano do ensino fundamental (idade média: 113 ± 20 meses; meninos: n = 117, 62,56%) que foram avaliados com o BOT-2, e em dados de 127 escolares do primeiro ano do ensino fundamental (idade média: 76 ± 2 meses; meninos: n = 58, 45,67%) avaliados com o MABC-2. Resultados Os resultados da AFC apresentaram índices de ajuste satisfatórios de multidimensionalidade para o BOT-2 e apresentaram índices de ajuste insatisfatórios para o MABC-2. Para ambos os testes, o modelo bifatorial mostrou que a confiabilidade das subescalas era ruim. Conclusão O BOT-2 apresentou validade fatorial com uma estrutura multidimensional entre as amostras utilizadas, mas o MABC-2 apresentou índices de ajuste insatisfatórios, insuficientes para confirmar sua estrutura multidimensional. Para ambos os testes, a maior parte da variância confiável veio de um fator motor geral (fator-M), portanto, a pontuação e o relato dos escores das subescalas não se justificaram para ambos os testes. (AU)

Processo FAPESP: 15/04619-0 - Análise psicométrica de dois testes da avaliação motora Movement Assessment Batery for Children, second edition - MABC-2 e Bruininks-Oseretsky Test of Motor Proficiency: aplicação de análise fatorial, de classes latentes e modelos híbridos (mistos)
Beneficiário:Paola Matiko Martins Okuda
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado