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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Interações familiares e envolvimento de adolescentes em situações de bullying na perspectiva bioecológica

Texto completo
Autor(es):
Wanderlei Abadio de OLIVEIRA [1] ; Jorge Luiz SILVA [2] ; José Eugenio Rodrígues FERNANDEZ [3] ; Manoel Antônio dos SANTOS [4] ; Simona Carla Silvia CARAVITA [5] ; Marta Angélica Iossi SILVA [6]
Número total de Autores: 6
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Departamento de Psicologia - Brasil
[2] Universidade de Franca. Programa de Pós-Graduação em Promoção de Saúde - Brasil
[3] Universidad de Santiago de Compostela. Facultad de Ciencias de la Educación. Departamento de Didácticas Aplicadas
[4] Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Departamento de Psicologia - Brasil
[5] Università Cattolica del Sacro Cuore. Facoltà di Psicologia. Dipartimento di Psicologia - Itália
[6] Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Departamento de Saúde Materno-Infantil e Saúde Pública - Brasil
Número total de Afiliações: 6
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Estudos de Psicologia (Campinas); v. 37, 2019-12-05.
Resumo

Resumo A exposição ao bullying escolar é uma realidade para crianças e adolescentes, porém ainda não foram exploradas suficientemente algumas complexidades do fenômeno. Assim, este estudo objetivou sintetizar em um modelo teórico evidências empíricas sobre a relação entre bullying e variáveis familiares. Com delineamento misto, a amostra total foi constituída por 2.354 estudantes de 11 escolas públicas, os quais participaram da etapa quantitativa do estudo, respondendo a duas escalas. Na fase qualitativa, 55 estudantes foram selecionados aleatoriamente para participar de entrevistas semiestruturadas. Os resultados revelaram que interações familiares positivas possuem poder protetivo em relação ao bullying e à vitimização, ao passo que interações familiares negativas aumentam o risco de envolvimento dos estudantes nessas situações. Os fatores que influenciam no envolvimento dos estudantes em situações de bullying na escola pertenciam aos componentes analíticos da Teoria Bioecológica. Os resultados permitiram ampliar a compreensão sobre o bullying e dão apoio empírico para incluir a família no debate sobre essa questão. (AU)

Processo FAPESP: 14/13062-7 - Relações entre bullying na adolescência e interações familiares: do singular ao plural
Beneficiário:Wanderlei Abadio de Oliveira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado Direto